O Campeonato Amazonense de Muay Thai terá sua 14ª edição neste domingo (14/4), a partir das 9h, na Escola Estadual Ruy Araújo, no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus. A competição, que é realizada pela Federação Amazonense de Boxe Tailandês (FABT), com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), terá disputas nos naipes masculino e feminino e vai envolver quatro categorias – Juvenil, Estreante, Iniciante e Amador.
O titular da Sejel, Caio André Oliveira, falou da importância do incentivo ao esporte. “O muay thai é um esporte que tem crescido bastante, e estimular sua prática é algo que beneficia muitos jovens, auxiliando na formação de novos atletas”, ressaltou.
Para o presidente da FABT, Rômulo Bonates, a competição já ganhou espaço no calendário esportivo da cidade e será uma excelente oportunidade para conquistar novos adeptos. “O evento tem conquistado mais participantes a cada ano que passa, e nosso intuito é exatamente esse: de que o esporte se desenvolva e que mais atletas possam conhecer e praticar a modalidade. O campeonato vem trazendo também um bom público, o que demonstra a credibilidade da competição a cada edição”, destacou.
Para esta edição, quatro serão as categorias disputadas. No Juvenil (14 a 15 anos, e 16 a 17 anos), os materiais a serem utilizados nas disputas serão luvas, caneleiras, cotoveleiras, protetor de tórax e capacete. No Estreante (zero lutas), deverão ser utilizadas luvas, caneleiras, cotoveleiras e capacete. Já nas categorias Iniciante (uma a três lutas) e Amador (não importa a quantidade de lutas), será necessária somente a utilização de luvas, caneleiras e cotoveleiras.
As inscrições para a competição já estão encerradas. No total, foram 89 atletas inscritos. Os ingressos para o evento custam R$ 5, além de um quilo de alimento não perecível, que serão doados às famílias que foram vítimas do incêndio ocorrido no bairro Educandos, em dezembro de 2018.
Premiação – Como premiação, os dois primeiros colocados de cada categoria irão receber medalhas de ouro e prata, respectivamente. Já as academias receberão troféus, do primeiro ao terceiro lugar.