Barcelona anuncia venda de Philippe Coutinho para o Aston Villa

Por Sthefane Campos em 13 de maio de 2022 às 7:39 | Atualizado 13 de maio de 2022 às 7:39

Mundo – O Barcelona anunciou nesta quinta-feira a venda em definitivo do meia Philippe Coutinho para o Aston Villa. O clube inglês acertou o pagamento de cerca de 20 milhões de euros (o equivalente a cerca de R$ 108 milhões) pelo jogador brasileiro, que já atual pelo Villa por empréstimo na atual temporada. Coutinho assinou contrato até 2026.

O Vasco terá direito a receber 2,5% na operação, aproximadamente 500 mil euros (R$ 2,7 milhões), de acordo com o mecanismo de solidariedade da Fifa para clube formador. O Barcelona ainda tem 50% do lucro de uma futura venda. Ou seja, caso o Aston Villa repasse o brasileiro a outro clube por um valor superior a 20 milhões de euros, metade do novo montante será do time espanhol.

Coutinho esteve presente nesta quinta no jantar especial de encerramento da temporada no Aston Villa, onde foi feito o anúncio da permanência dele no clube. Em rápida declaração, ele se disse contente com o acerto.

“Estou muito feliz e animado para o futuro. Tenho que agradecer à comissão técnica, meus colegas, aos torcedores, que me fizeram sentir bem à vontade aqui desde o início. Estou ansioso para o futuro”, disse o brasileiro.

O acordo entre Aston Villa e Barcelona já tinha sido noticiado pela imprensa europeia nos últimos dias. O jogador, que completa 30 anos no próximo mês, tinha contrato com o Barça até 30 de junho de 2023.

O valor de 20 milhões de euros é metade do que foi fixado como opção de compra na cláusula do contrato de empréstimo do brasileiro com o time inglês. O montante ainda é cerca de 15% do total pago pela equipe catalã para contratá-lo em 2018.

O técnico Steven Gerrard também comemorou a permanência do meia-atacante, que é seu ex-companheiro de Liverpool.

“Esta é uma contratação brilhante para o Aston Villa. Phil é um profissional modelo e seu impacto no grupo tem sido muito claro desde que ingressou em janeiro”, disse o treinador.

*Com informações do GE*.