Amazonas – Mais de 700 atletas participaram na noite de sexta-feira, 20, da abertura da 41ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (Jeas), ocorrido na na Escola de Tempo Integral Balbina Mestrinho GM3, no município de Borba, distante 208 quilômetros de Manaus. A competição é organizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), juntamente com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Dentre as autoridades presentes no evento estavam o prefeito de Borba, Simão Peixoto, o secretário da Sejel, Manoel Almeida, o pastor Karley, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Gabriel Neto, a secretária Municipal de Educação, Glaucinei Pinheiro, o secretário Municipal de Esportes da cidade, Simão Cavalcante, a coordenadora de esportes do Interior da Sejel, Wanderlaine Colares, o coordenador de Educação Física Municipal de Borba, Diego Arlando Ribeiro e o coordenador da delegação do Jeas no Polo 6, Francisco Emiliano.

Compareceram ao evento as delegações de Autazes, com 60 integrantes, Humaitá, com 74 integrantes, Manicoré, com 120 integrantes, Nova Olinda do Norte, com 180 integrantes, Novo Aripuanã, com 110 integrantes e Borba, que detinha 172 integrantes, além de atletas da zona rural do município, como os Distritos de Axini e Canumã, ambos com 24 integrantes, cada.

O evento contou ainda com as palavras do pastor Karley que fez pedidos de paz, união e espírito esportivo ao longo de toda a competição. Em seguida, uma apresentação cultural encerrou a noite, com grupos de dança do município.

Hino Nacional – Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a execução do Hino Nacional brasileiro, cantado por Dilma Lopes, de 28 anos, aluna de educação especial da Escola Aprígio Batista, da comunidade do Canumã. Para Dilma, que possui deficiência visual e entoou o hino enquanto tocava violão e, além disso, cantou o louvor “Conquistando o Impossível”, essa é uma das melhores experiências que já teve em sua vida.