Brasília Amapá |
Manaus

Cinco passeios a pé por Sydney, onde todo sábado é réveillon

Compartilhe

SYDNEY – Estando na Austrália, muitos caminhos levam a Sydney. Pois estando em Sydney, todos os caminhos levam à Opera House, a casa de espetáculos de arquitetura única, da qual vemos imagens todo 31 de dezembro, quando o Ano Novo chega do outro lado do mundo treze horas antes daqui. À beira da baía, com um telhado em forma de conchas — e, poucos percebem, coberto por um milhão de azulejos —, a edificação se tornou símbolo de Sydney, da Austrália e da Oceania.

Mas na vizinhança da Opera House não faltam atrações que tornam essa Londres tropical uma cidade superagradável de visitar — e, provavelmente, viver. Assim, separamos quatro dicas de passeios a pé pela região. E incluímos na lista Bondi Beach, a praia mais famosa da área metropolitana de Sydney, muito procurada como rota para caminhadas à beira-mar.

DARLING HARBOUR

Em Sydney, o visitante pode passar pela sensação de estar numa noite de Ano Novo mesmo que 31 de dezembro esteja bem longe: quase todo sábado é dia de queima de fogos de artifício no badalado Darling Harbour, área turística à beira da Cockle Bay, num belíssimo espetáculo de luz e cores. Nos próximos cinco sábados (até 16 de julho), “Fireworks” vai acontecer às 20h30m. Depois, voltará em 13 de agosto. Se for até lá, acesse o darlingharbour.com para se programar: o site traz o calendário com dias e hora do evento.

Terminada a queima de fogos, outra sugestão é observar os enormes prédios do entorno, que, apesar de suas dezenas de andares, não formam um paredão de espigões. Pelo contrário. Fachadas envidraçadas, com uso de pouca alvenaria, tornam a paisagem clean. Extremamente leve. Os projetos de cada edifício são bem diferentes uns dos outros, mas, juntos, funcionam harmonicamente. A área é cheia de bares e restaurantes.

MACQUARIE STREET

Talvez o caminho mais interessante até a Opera House esteja na Macquarie Street, rua que liga a Baía de Sydney, onde fica a casa de espetáculo, ao Hyde Park. São 20 minutos de caminhada, por 1,8 quilômetro de quarteirões em que a arquitetura urbana faz história. Ali estão os principais prédios públicos do estado de Nova Gales do Sul.

Entre eles, destaque para The Mint, que foi construído entre 1811 e 1816 e é o mais antigo prédio público da cidade. Hoje, ali funciona a Fundação Casa Histórica de Nova Gales do Sul (ou Sydney Living Museums), em parte aberta ao público.

Entre os outros prédios da Macquarie, à direita de quem desce para a Opera House, estão o Hyde Parks Barracks Museum, o Hospital de Sydney e a Casa do Parlamento, todos do século XIX. A dica é que essa caminhada seja feita à noite, quando as luzes das construções realçam seus detalhes. E se quiser voltar ali durante o dia, com certeza não vai perder a viagem: parte da Macquarie corre paralelamente ao Royal Botanic Garden, o jardim botânico de Sydney (rbgsyd.nsw.gov.au).

QUEEN VICTORIA SHOPPING

O centro comercial e financeiro de Sydney parece ser todo feito de shoppings. Ou quase isso. Mas poucos, ou nenhum, valem tanto a visita quanto o Queen Victoria Building, um espaço de moda, gastronomia e arquitetura. Fica a dois quilômetros do Opera House.

O prédio foi erguido entre os anos de 1893 e 1898 — para, desde então, ser um centro de compras. Ocupando todo um quarteirão, entre as ruas George, Market, York e Druitt, a enorme construção mede 30m de largura por 190m de comprimento.

Em estilo neorromânico, é cheio de arcos, colunas e cúpulas, ou seja, se assemelha a estruturas romanas antigas. Sua luminosidade e seus vitrais se impõem no cenário. É lindo, tanto visto por fora como por dentro: suas escadas rolantes garantem ao visitante sensação de conforto, mesmo que ele não vá usá-las.

Quem está interessado em fazer compras, também há de gostar do lugar. São quatro níveis de lojas, cafeterias e restaurantes. No subsolo, há marcas pop, de preços acessíveis. Mas, no geral, a maioria das lojas é composta por grifes de redes internacionais e butiques. Entre elas, estão Salvatore Ferragamo, Asics, Fossil, Coach e ainda Victoria’s Secret, L’Occitane. Confira no site qvb.com.au.

THE ROCKS

Outra atração vizinha à Opera House é The Rocks, o famoso centrinho histórico de Sydney. São dez minutos de caminhada. Construções de três, quatro andares, muitas de tijolo aparente, dão a tônica ao bairro, de onde se vê, em forte contraste, os modernos arranha-céus do centro comercial e financeiro da cidade. Ruas em diferentes níveis levam a descobertas singulares como a Cadmans Cottage, a mais antiga casa construída em Sydney (em 1816) hoje ainda de pé.

Bares e lojinhas estão instalados nas antigas construções. Apenas não espere encontrar muitos paralelepípedos, como estamos acostumados a ver nas nossas cidades e bairros históricos: o asfalto tomou conta da maior parte das ruas. Logo na entrada, há um monumento em homenagem aos colonizadores europeus, que chegaram ao local nos anos 1780.

Também é em The Rocks, conhecido como Old City, que ficam o Museu de Arte Contemporânea de Sydney e os pubs mais antigos da cidade. E, todo fim de semana, o bairro vira uma verdadeira festa para moradores e turistas: são os dias de seu mercado de artesanato ao ar livre, que é quase uma instituição local (therocks.com).

DE BONDI A BRONTE BEACH

A sete quilômetros e meio do centro, Bondi Beach é a praia mais famosa de Sydney. Muito procurada por surfistas, também se destaca por seus bares e restaurantes. Como o Iceberg, que volta e meia ganha as páginas de jornais e revistas, por receber clientes como o príncipe Harry, o ator Robert Redford e a socialite Kim Kardashian. Quem não quiser bancar um almoço na casa, pode tomar um suco ou um drinque.

Para além da extensa faixa de areia e da área de estacionamento da praia, um enorme gramado também é usado pelos frequentadores para o banho de sol. Mas uma das grandes sugestões de lazer na região são as caminhadas. O trecho mais tradicional é o que leva à pequena Bronte Beach, onde grandes pedras chegam a formar uma piscina natural. São dois quilômetros de trilha, que incluem a travessia de áreas rochosas, com faixa pavimentada.

SERVIÇO

ONDE FICAR

QT. Hotel butique. Diárias a partir de US$ 289. Market Street 49, Centro. qthotelsandresorts.com/sydney-cbd

Holiday Inn. Diárias a partir de US$ 289. George Street 55, The Rocks. ihg.com

ONDE COMER

Gowings Bar & Grill. De café da manhã a happy hour, no QT Sydney. Market Street 49. qtsydney.com.au

Icebergs. À beira de Bondi Beach. idrb.com

Bills. 75-79 Hall Street, Bondi Beach. bills.com.au

Munich Brauhaus. Na esquina das ruas Playfair e Argyle, The Rocks. munichbrauhaus.com

Léa Cristina viajou a convite de One & Only Resorts e Qantas.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7