BUENOS AIRES – Passados trinta anos de sua morte, o escritor Jorge Luis Borges, falecido em 14 de junho de 1986, em Genebra, se transformou em figura central do Centro Cultural Kirchner (CCK), que acaba de inaugurar a mostra “Borges, ficções de um tempo indefinido”, sobre a obra de um dos grandes nomes da literatura latino-americana de todos os tempos. A exposição, que aborda o legado de Borges através de diferentes disciplinas, pode ser visitada de quarta à domingo, das 12h às 19h, e ficará aberta até outubro. A entrada é gratuita.

— É maravilhoso ver como Borges nos inspira a descobrir, a partir da literatura, a matemática, a física quântica, a fotografia, o cinema, o humor gráfico e até mesmo a internet, como tudo foi prefigurado por uma inteligência e sensibilidade diferentes —, disse o ministro do Sistema Federal de Meios e Conteúdos Públicos do governo argentino, Hernán Lombardi, que organizou a exposição.

Lombardi é fã de carteirinha de Borges:

— Para quem nunca o leu, esperamos que desperte e descubra Borges. Para o erudito, que conhece sua obra, sabemos que encontrará aqui um ângulo diferente.

Já a diretora de artes visuais do CCK, Gabriela Urtiaga, assegurou que quem visitar a mostra encontrará “um Borges multifacetado”. A exposição ocupa um espaço de 2.900m², no gigantesco centro cultural inaugurado no ano passado pela ex-presidente Cristina Kirchner e relançado há cerca de um mês pelo governo do presidente Mauricio Macri. Estão expostas fotografias do arquivo pessoal de María Kodama, viúva do escritor e herdeira universal de sua obra. Quem se animar também encontrará conferências de Borges, áudios, documentos, cartas escritas a amigos, documentários e trabalhos feitos por humoristas gráficos. O CCK realizará, ainda, palestras sobre Borges. Para consultar sobre todas as atividades o melhor é olhar o site: www.cck.gob.ar

FRUTOS DO MAR EM PALERMO

A carne é, sem dúvida, a vedete dos cardápios portenhos. Mas existem outras opções, como os peixes, que também estão fazendo sucesso por aqui. O restaurante La Pescadorita é um claro exemplo. Desde que o comando da cozinha foi assumido pelo chef Leandro Leyell, especialista em peixes e frutos do mar, o lugar teve um upgrade. O cardápio tem delícias como risoto de frutos do mar, linguado capresse, fetuccini negro com camarão e creme e a clássica paella. A decoração lembra restaurantes do balneário de Mar del Plata, localizado a 400km de Buenos Aires. Muitos dos peixes preparados por Leandro e sua equipe são trazidos diretamente de lá, o que explica a qualidade de sua produção. Em La Pescadorita come-se até mesmo tubarão, uma escolha que, garanto, vai surpreender gratamente. Fica na rua Humbolt 1905, em Palermo Hollywood (lapescadorita.com, tel. 4773-0070).

URUGUAI: SEMPRE NA MODA

A Victoria M. Ortiz é uma das grifes mais badaladas do Uruguai, presente nos shoppings de Montevidéu e Punta del Este. Suas coleções são clássicas, sofisticadas e de extremo bom gosto. Calças, saias, vestidos, camisas, casacos e sapatos de um estilo delicado, que nunca passa de moda. Na capital uruguaia, uma das lojas está no shopping Punta Carretas e no litoral no Punta Shopping. Quem estiver por lá e quiser fazer umas comprinhas, não perca a oportunidade.

CHILE: ‘KOOSA’, DO CIRQUE DU SOLEIL EM SANTIAGO

Depois de passar por Buenos Aires, onde arrasou, como sempre, o Cirque du Soleil chegou à capital do Chile e ficará por lá até o próximo dia 31 de julho. O espetáculo “Koosa” está em cartaz na Ciudad Empresarial, na região norte de Santiago. Para comprar ingressos online basta acessar o site cirquedusoleil.com