Brasília Amapá |
Manaus

Bairro chinês em Buenos Aires

Compartilhe

BUENOS AIRES — No coração do bairro portenho de Belgrano, existe um cantinho chinês, cada vez mais badalado e frequentado por argentinos e turistas estrangeiros. São poucos quarteirões, mas neles se concentram lojinhas, supermercados e restaurantes, com produtos chineses. O chinatown de Buenos Aires tem um grande arco trazido especialmente da China e colocado ao lado da estação de trem de Barrancas. Apesar da resistência de antigos moradores, que tentaram, de todas as maneiras, conter o crescimento da comunidade e do comércio chineses, o bairro já é fato irreversível. Todo fim de semana, lota.

Muitas pessoas gostam de fazer compras em seus supermercados e alguns dos restaurantes do lugar já viraram cults, como o Todos Contentos, localizado na Arribeños 2.177. As lojas vendem brinquedos, objetos de decoração, roupas, sapatos e tudo o que se encontra num típico bazar chinês. Os preços são bem acessíveis e, em momentos de recessão na Argentina, atraem um público em busca de ofertas. O bairro tem crescido tanto, que as opções gastronômicas são cada vez mais variadas. Há poucos meses, a rede DOGG, famosa por seus deliciosos hot dogs gourmets, abriu uma unidade na área. O restaurante é um empreendimento do chef Máximo Togni, que comandou a cozinha da embaixada argentina em Washington. A DOGG elabora suas próprias salsichas e tem uma variedade enorme de acompanhamentos, entre eles queijo cheddar e bacon. A casa fica na Rua Blanco Encalada 1.651. O site é o dogghouse.com.ar.

PARRILLA CLÁSSICA EM PUERTO MADERO

O restaurante La Dorita, um clássico de Buenos Aires, que nasceu há 14 anos, acaba de inaugurar uma unidade no bairro de Puerto Madero, em frente ao canal. O cardápio tem uma ampla variedade de carnes, saladas e massas. Uma boa opção é o Super Bife La Dorita, de 600 gramas, que vem acompanhado por batatas rústicas, rúcula, tomates assados e ovo frito. Ideal para dividir entre duas ou três pessoas — uma refeição para dois custa hoje em torno de 700 pesos (US$ 48). A casa está localizada na Rua Pierina Dealessi 1.350.

NOVO CENTRO CULTURAL KIRCHNER

Foi uma obra faraônica do governo Cristina Kirchner, mas só começou a funcionar no governo Mauricio Macri. No mês passado, o Centro Cultural Kirchner (cujo nome, em algum momento, provavelmente será modificado, por lei) apresentou sua agenda de atividades para os próximos meses. Além de visitas guiadas (os interessados devem se inscrever através do cck.gob.ar), o CCK será cenário de concertos gratuitos de artistas locais e até mesmo da Orquestra Sinfônica Nacional. O lugar é impactante por suas dimensões e merece uma visita. Além de salas de espetáculos com tecnologia de ponta, o centro tem exposições permanentes, entre elas uma sobre Evita Perón.

COMPRAS NO URUGUAI: QUEIJOS E VINHOS

Na posse do atual presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, em março de 2015, a presidente afastada Dilma Rousseff encontrou uma folga na agenda para dar uma passada na tradicional Tienda Inglesa, rede de supermercados uruguaia, onde comprou queijos e vinhos. Similar à Falabella, do Chile, na Tienda Inglesa se encontra de tudo, principalmente em suas grandes lojas, como a de Punta del Este. Em Montevidéu, uma delas fica na Avenida Itália 5.820.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7