Quando você lê ou ouve o nome “Facebook“, provavelmente a cor azul já vem na sua mente, com aquela tradicional fonte da rede social. E é justamente isso que a empresa quer mudar. Acontece que nesta segunda-feira (4), a companhia de Mark Zuckerberg anunciou uma nova identidade, que visa oferecer mais clareza sobre os produtos que vêm do Facebook, como WhatsApp e Instagram, já que o grupo se expandiu radicalmente ao longo dos 15 anos.

 

A notícia foi anunciada no Facebook Design. “Este é o próximo passo em nosso esforço para esclarecer os produtos e serviços do Facebook. A nova marca da empresa foi projetada para nos ajudar a representar melhor a diversidade de produtos que construímos, estabelecer distinção do aplicativo do Facebook e comunicar nosso objetivo no mundo”, consta no anúncio.

O logo, agora, vai passar a aparecer nos três aplicativos, respeitando seu esquema de cores (verde para WhatsApp, colorida para o Instagram e azul para o próprio Facebook).

Nova marca do grupo Facebook é em caixa alta para se distanciar da marca da rede social 

A empresa conta que começou construindo um entendimento coletivo, realizando conversas com os funcionários e as pessoas e empresas que usam os produtos, e que reuniu pessoas de toda a companhia para projetar e trabalhar juntas. “Exploramos três territórios criativos, unindo em torno de um conceito final inspirado no potencial das pessoas quando elas podem se unir. Refinamos o sistema da marca trabalhando com designers de toda a empresa para garantir que ele funcione no produto, hardware, marketing e espaços físicos”, anuncia a gigante das redes sociais.

“Precisávamos da marca de palavras para estabelecer uma distinção do aplicativo do Facebook e permitir uma conexão mais clara com toda a família de tecnologias”, a empresa ainda aponta. O novo sistema de marca usa tipografia personalizada, cantos arredondados e letras maiúsculas para criar distinção visual entre a empresa e os seus aplicativos.

A escolha de um tratamento com letras maiúsculas como forma de criar distinção com o aplicativo tornou mais importante a criação de formas de letra exclusivas. A marca ainda condensa em um monograma “FB” em pequenos espaços. Este monograma baseia-se no patrimônio existente: o FB já está associado ao Facebook, é o símbolo de cotações da empresa e é usado em domínios e endereços de email de funcionários.

Facebook quer deixar claro que é dona de outros serviços, como Instagram e WhatsApp

Para atuar em espaços menores entre os pontos de contato do produto e da empresa, o monograma FB tem um peso maior e formas de letra estendidas. “Em vez de a empresa possuir uma única cor, projetamos a marca para responder ao seu contexto e ambiente. Esse sistema permite que o wordmark assuma a cor de nossas marcas individuais, criando um relacionamento mais claro entre a empresa e os produtos que construímos. Continuamos a ser inspirados pelas comunidades e pessoas que usam nossos produtos todos os dias. O sistema de marca nasceu de um compromisso de ser claro, empático e criar espaço para as histórias das pessoas brilharem. À medida que a empresa continua evoluindo, esperamos que esta marca possa nos ajudar a comunicar melhor o progresso que estamos fazendo”, finaliza a empresa.

Fonte: Facebook Design