Ivana de “A Força do Querer” sai de casa e volta com barba e cabelos curtos

 

Vai começar nos capítulos desta semana em “A Força do Querer” o início da transição de gênero de Ivana (Carol Duarte). O processo não será bem recebido pela mãe da jovem, Joyce (Maria Fernanda Cândido), fato que acaba obrigando com que ela saia de casa.

Ao voltar, Ivana já estará de cabelos curtos e barba. Para chegar a esse momento, primeiro ela terá de enfrentar acusações de que usa drogas, quando Ruy (Fiuk) encontrar em seu quarto uma seringa e uma ampola. Além disso, a jogadora de vôlei vai começar a se referir a si no masculino durante a terapia.

Depois de conhecer Nonato (Silvero Pereira), após ser agredida por usar roupas masculinas, ela vai pedir ao motorista para ficar dois dias na casa dele, até convocar a família para fazer a revelação. “Queria pedir que ninguém saísse de casa amanhã à noite. Queria falar com a família toda reunida. Eu tenho uma coisa muito importante pra contar pra vocês”, vai dizer ao irmão.
Revelação

“Vocês não tiveram a filha que queriam ter, eu nasci menino”, dirá Ivana, até ser interrompida por Joyce. “Você está louca?”. Ruy questionará a irmã, que vai responder: “Não é piração, passei a vida toda brigando com meu corpo, não aceitando meu corpo, porque ele está errado. Esse corpo não é meu, foi engano”, falará a jogadora.

“Passei a vida diante dos espelhos tentando me achar e não me achando na imagem que eu via. Vocês sabem o que é isso? Sabem o que é se sentir num vazio? Sem identidade nenhuma? Sabem? Sabem o que é sentir seu próprio corpo como um território inimigo? Que só te humilha, só te incomoda? Como se fosse uma roupa emprestada que não cabe em você, mas meteram você lá dentro e você não tem como sair?”, questionará Ivana.

Mesmo afirmando que não pretende ficar longe da filha, Joyce decide não apoiá-la. “Eu vou ajudar você. Vou. Você vai ficar bem, você vai acabar com esses traumas, não vou desistir de você, isso nunca”, dirá a dondoca. “Você está desistindo. Se não consegue me enxergar, você está desistindo. Você teve dois filhos homens, dois”, argumentará a filha.

É quando Ivana decidirá passar um tempo na casa de Nonato. Após algumas semanas, ela vai aparecer novamente, já com barba e cabelos curtos.

ver mais notícias