Grammy 2020 se atualiza e aposta em nova geração do pop mundial
Por jornalista10 em 26 de janeiro de 2020 às
10:23
Compartilhe
Música – Ao longo dos últimos anos, o Grammy parecia afastado das principais tendências da música pop – isso sem falar nos escândalos de racismo e abuso sexual revelados recentemente. Em 2020, no que depender da lista de indicados, o quadro parece ter mudado. Com Billie Eilish, Lizzo e Lil Nas X liderando as escolhas, a premiação mostra a força do streaming e se reconecta com o público mais jovem. A transmissão começa às 21h na TNT e no TNT Go.
Para se ter uma ideia, figurões da indústria fonográfica – sempre tidos como nomes certos nas listas – estão de fora na edição de 2020. Entre os esnobados, aparecem Taylor Swift, Ed Sheeran e o veterano roqueiro Bruce Springsteen. Além dos líderes de indicações, o Grammy 2020, que ocorre neste domingo (26/01/2020), também abrirá espaço para a sensação espanhola Rosalía.
Na disputa das quatro principais categorias – Melhor Álbum, Melhor Gravação, Música do Ano e Artista Revelação –, estão artistas que encarnam bem o cenário musical millennial (ou geração Z, como preferirem). São cantores e cantoras que falam com orgulho de sua sexualidade, passeiam por diversos gêneros musicais e tentam criar uma nova forma que agrade a indústria.
Nova geração
Um desses casos é da norte-americana Billie Eilish. Com 18 anos recém completados, ela foi indicada a seis estatuetas e, em 2019, surpreendeu o mundo com os sucessos Bad Guy e All the Good Girls Go to Hell. Faixas de um álbum gravado com o irmão, Finneas, dentro de um quarto de hotel.
Lizzo é uma flautista de formação clássica e lidera a premiação com oito indicações: seu estilo abraça o R&B com doses de pop, sempre falando de empoderamento feminino.