Corpus Christi: entenda o significado da data e por que sempre cai às quintas

Por Redação Lima em 3 de junho de 2021 às 8:42 | Atualizado 3 de junho de 2021 às 8:42

Brasil – O feriado de Corpus Christi faz parte do calendário católico. Contudo, mesmo quem não segue os preceitos da religião, se beneficia, já que é um ponto facultativo normalmente transformado em feriado e que sempre cai em uma quinta-feira. Em 2021, isso acontece em 3 de junho.

Mas por que o Corpus Christi não tem uma data certa e por que só os católicos consideram o feriado uma festividade religiosa? Conheça mais sobre a data abaixo.

Por que Corpus Christi tem datas diferentes a cada ano?

Boa parte dos eventos religiosos possuem relação com a Páscoa. Logo, se a data da Páscoa é alterada a cada ano, o mesmo acontece com o Corpus Christi. O cálculo é o seguinte: a festa acontece na quinta-feira imediatamente depois do domingo da Santíssima Trindade —que, por sua vez, ocorre no domingo seguinte ao Pentecostes

O Pentecostes acontece 50 dias após a Páscoa. Portanto, o Corpus Christi acontece 60 dias após a Páscoa. Em 2021, o Domingo de Páscoa foi em 4 de abril, então o Corpus Christi ocorre em 3 de junho.

E os tapetes?

Corpus Christi e os tapetes Uma das tradições mais presentes no Corpus Christi é a confecção de tapetes. Em diversas cidades do Brasil, fiéis produzem imagens com sal, serragem, borra de café e outros materiais. O significado é preparar o caminho por onde o corpo de Cristo vai passar.

*Com informações da UOl

Deixe seu comentário