O bailarino amazonense Marcelo Gomes reúne alguns dos companheiros do American Ballet Theatre e Amazonas Filarmônica
Na noite desta sexta-feira (12), o bom filho retornou à casa. O amazonense Marcelo Mourão Gomes deu início a curta temporada de apresentações no Teatro Amazonas, ao lado de um grupo de bailarinos do American Ballet Theatre, acompanhados pela Amazonas Filarmônica, comandada pelo maestro Marcelo de Jesus.O espetáculo foi inteiramente pensado e dirigido pelo bailarino, que trouxe ao público manauara algumas das peças mais famosas do balé mundial, como a russa ‘Apollo’, os atos 2 e 3 do ‘Lago dos Cisnes’ e o primeiro ato de ‘Romeu e Julieta’, – interpretadas pela primeira vez na América do Sul – além de duas coreografias inéditas, assinadas por Marcelo, ‘Tristesse’ e ‘Toccare’, que marcaram ao dar ao balé clássico um toque de brasilidade.
No elenco, ele reúne alguns dos companheiros do American Ballet Theatre: os americanos Sterling Baca, Aaron Scott, Stella Abrera, Gillian Murphy e Devon Teuscher, o francês Alexandre Hammoundi, e os coreanos Joo Won Ahn e Hee Seo, que, depois de passarem pelos mais prestigiados palcos do mundo, fizeram a sua estreia Teatro Amazonas.
Quem foi ao teatro para ver um espetáculo de balé, teve, mais do que isso, a oportunidade de ver poesia sendo escrita, das pontas das sapatilhas até os dedos das mãos. Foi possível se sentir transportado do ambiente pomposo do teatro para o que poderia ser mais um dia comum de ensaio da American Ballet Theatre, deixando a atmosfera ainda mais acolhedora.
Foto: Sandro Pereira
O público presente aplaudiu a cada intervalo com muito entusiasmo, certo de estar presenciando um espetáculo de qualidade, em um palco mais do que apropriado.
Ao final da noite, a Orquestra Amazonas Filarmônica encerrou a sua participação ao som de ‘Frevo’, uma composição do maestro Cláudio Santoro.
Para quem ainda quer fazer um passeio pelo mundo da dança, Marcelo Mourão Gomes se apresenta novamente neste sábado (13), às 20h, e no domingo (14), às 19h.
Matéria do D24