Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Wilson Lima revelou que Cigás tinha sócios ocultos para beneficiar grupo: “Eu quebrei o monopólio do gás”

Compartilhe

Eleições 2022 – O candidato à reeleição ao Governo do Amazonas, Wilson Lima (UB) participou na tarde desta segunda-feira (15), do Programa “Ponto Máximo” do Portal e TV CM7 Brasil, apresentado por Cileide Moussallem, e revelou que mesmo enfrentando resistências, conseguiu quebrar o monopólio da distribuição do gás natural extraído no Amazonas, um dos caminhos para diversificar a matriz econômica no estado. Desde a quebra do monopólio, mais de 9 mil empregos diretos e indiretos já foram gerados.

Segundo com o Governador, apesar da exploração do gás já existir antes do seu governo, era gerido por um único empresário com vários sócios ocultos, para beneficiar um grupo.
“Nós abrimos o mercado de gás, que hoje é uma realidade que está gerando emprego e renda. E alguém pode perguntar, ‘ah Governador, mas o gás natural já existia, já estava sendo explorado’. O problema é que quando descobriram o gás natural lá atrás, o que que eles fizeram? Eles criaram um monopólio para um único empresário e com vários sócios ocultos para beneficiar um grupo. Eu quebrei o monopólio”!, afirmou Wilson Lima.

O pré-candidato, disse ainda, que independentemente dos desafios, hoje a cadeia do gás não somente é uma realidade no Amazonas, como já gera diversos empregos e benefícios à população.

“Apanhei pra caramba. Fui atacado de tudo que é jeito. Mas hoje a cadeia do gás ela é uma realidade. Porque a empresa ENEva se implantou lá no campo de azulão. Está abastecendo a térmica de Boa Vista. Quem passa pela AM010, vê ali o movimento de carretas. São oitenta carretas por dia. Quarenta indo e e quarenta voltando. tem o emprego do motorista, tem ICMS pro estado, tem ISS para as prefeituras, motorista para no meio do caminho pra se alimentar, enfim, é o desenvolvimento e ao progresso”, pontuou.

O Governador anunciou que com a campanha de exploração da empresa Eneva, foi descoberto uma quantidade de gás três vezes maior do que se esperava. Ou seja, mais são mais investimentos que gerarão mais empregos aos amazonenses.

“Com essa campanha exploratória da Eneva, ela descobriu que o campo de Azulão tem três vezes mais a quantidade de gás que se imaginava que tivesse ali. Por isso, ela vai construir três térmicas movidas a gás. Qual que é o tamanho disso? a térmica de Boa Vista tem capacidade para 25 mega. A que vai ser construída aqui são três de 300 mega. Só o investimento inicial disso daí é de 5 bilhões de reais. Então imagina quantos empregos isso aí vai gerar”?, finalizou Wilson Lima.

Assista abaixo o trecho da entrevista que o Governador fala sobre os detalhes da exploração de gás que vai diversificar a matriz econômica no estado:

Benefícios da Lei do Gás já é uma realidade no Amazonas 

Ao sancionar a Lei nº 5.420 (a Lei do Gás), em março de 2021, o Governador Wilson Lima destacou os ganhos econômicos e sociais que o novo marco legal do serviço de distribuição e comercialização de gás natural trarão ao Amazonas.

A estimativa é que sejam gerados pelo menos 20 mil empregos diretos, em até sete anos, e que a tarifa social do gás prevista na lei beneficie 50 mil famílias. O setor passou a ganhar competitividade para atrair novos investimentos em um mercado estimado em R$ 4 bilhões.


Siga-nos no Google News Portal CM7