No Amazonas, quase 40 candidaturas são barradas após irregularidades no TRE-AM
Manaus – O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os dados com mais de 650 pedidos de candidaturas, desse total 38 foram consideradas inaptas ao pleito no dia 2 de outubro. O prazo para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) analisar os dados termina nesta segunda-feira, 12.
Conforme os dados divulgados pelo TSE, dois tiveram o registro cancelado e 11 renunciaram, como o caso de Vera Castelo Branco, que era vice de Henrique Oliveira (Podemos), e do filho do postulante ao governo do Amazonas, Henrique Filho, que concorria ao cargo de deputado federal.
Já 25 candidatos tiveram o registro indeferido. Um exemplo é Aldemara Kimura, que era segunda suplente do candidato ao Senado e ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB). Ela foi substituída pelo Dr Paulo Cezar (PSDB). No total, 18 candidatos a deputado estadual tiveram sua candidatura indeferida e seis candidatos a deputado federal enfrentam a mesma situação.
Aptos
Ainda conforme os dados disponibilizados pela Justiça Eleitoral, 556 candidatos estão aptos a concorrer às Eleições de 2022. Desse total, 543 tiveram o registro de candidatura deferido pelo TRE-AM.
Segundo os dados do TSE, 60 candidaturas ainda aguardam a decisão da Justiça Eleitoral.