Dicas para Pet – Dias chuvosos podem atrapalhar os passeios dos pets. Especialmente aqueles que já têm uma rotina fixa ou que só fazem as necessidades quando saem de casa, por exemplo. Tomar chuva, no entanto, pode ser perigoso e acarretar problemas de saúde nos cães.

Alguns tutores buscam alternativas para proteger os cachorros, se precisarem realizar o passeio em dias de chuva. Eles podem optar por capas de chuvas, além de sapatinhos, a fim de manter eles seguros. A veterinária, Monique Silva, veterinária da Clinicão, explica sobre o uso destes acessórios.

Em relação ao sapato, há uma falsa ilusão de que podem proteger as patinhas, visto que, as “almofadinhas” (coxins) dos cães são responsáveis por evitar que o animal escorregue, além de serem responsáveis pela troca de calor do animal. Ao usar o acessório, você estará inibindo essas funções dele.

Já a capa de chuva pode ser uma alternativa viável a ser utilizada. De acordo com a especialista, se elas forem utilizadas por um curto período de tempo e somente no momento do passeio, não acarretará problemas. Ela evita que o cão adquira alguma doença de pele por estar na chuva, além de ser confortável para o tutor, visto que o animal não entrará em casa sujo e molhado após o passeio.

Para uma maior proteção é importante optar por capas que possuem um material mais resistente, e de tecido mais grosso, as de PVC são um exemplo. As que possuem uma touquinha podem fornecer maior segurança também, mas é importante que sejam usadas apenas se o animal estiver confortável com elas.

Em resumo, as capas de chuva podem ser utilizadas, sim, desde que use modelos que não apertem seu animal de estimação, que deve se sentir totalmente confortável, e que sejam resistentes à água da chuva. Além disso, é importante frisar que em caso de chuvas muito fortes, ficar em casa com o cão é a melhor opção.