Manaus – Os gatos, assim como as crianças podem engolir pequenos objetos que possam ficar presos á sua garganta, por este motivo, saber como agir nesta situação poderá salvar de vez a vida do seu animal de estimação.

Comece localizando onde ocorre o bloqueio

Caso você suspeite que seu gato tem algo preso na garganta, procure abrir a boca do seu animal de estimação de forma cuidadosa e verifique se consegue enxergar algo bloqueando a entrada de ar. Na maioria das vezes a culpa é de algum objeto, mas existem situações onde alergias sérias ou outras doenças podem gerar inchaços de garganta, obstruindo a passagem de ar, e fazendo com que seu gato se comporte como se houvesse um engasgo.

Tente remover os objetos

Caso você consiga ver que existe um objeto preso na garganta do seu animal de estimação, procure tentar o remover de forma gentil com seus dedos. Além disto, se assegure que antes de tudo você sabe o que está bloqueando as passagens de ar, os gatos contam com alguns ossos que servem como suporte par a língua que alguns donos podem achar que se trata de diversos objetos indesejáveis.

Procure tentar a manobra de Haimlich para os gatos

Caso você não consiga retirar os objetos, é possível tentar a manobra de Haimlich no seu animal. Conforme alguns especialistas, é possível você segurar seu gato de costas para você, pela cintura, posicione seu pulso atrás das costelas do animal, e comprima o abdômen dele de três a cinco vezes com movimentos curtos, e principalmente movimentos rápidos. Vale a pena verificar então se o objeto se moveu, e no caso de ser negativo, é importante contatar o veterinário mais próximo de você o mais rápido possível.

Fonte: fofuxo.com