Brasil – A preocupação dos tutores com os pets é algo totalmente comum, logo, é normal que os donos façam várias pesquisas na internet para entender melhor como funciona a saúde dos cães. Entretanto, algumas informações compartilhadas não são verdadeiras, e podem até mesmo prejudicar a saúde do animal, ao invés de ajudar.

Pensando nisso, separamos alguns grandes mitos sobre a saúde canina.

1- Focinho quente é sinal de doença

A temperatura dos focinhos dos cães costuma subir quando eles estão dormindo, então é comum que acordem com o “nariz” quente. Só haverá problema se, além de quente, o focinho do pet estiver seco e o cão mostrar grandes alterações de comportamento.

2 – Cães não precisam ser vermifugados quando não saem à rua

Os vermes podem atingir os cães mesmo dentro do lar, por mais limpo que seja. Os cachorros podem contrair micróbios trazidos por mosquitos, pelos ossinhos oferecidos e até por meio de outros alimentos. Por isso a vermifugação é de extrema importância.

3 – Cães avisam quando estão doentes

Na verdade, eles tendem a esconder as doenças por instinto, para não se mostrarem vulneráveis ao “inimigo”, e os sintomas só costumam aparecer quando a doença ou incômodo estão bem avançados, dando então a impressão de que o bicho está chamando a atenção para o problema.

Fonte: 9dogs