Como fazer o gato parar de urinar nas suas coisas - Portal CM7 - Notícias de Manaus e Amazonas
Manaus - Amazonas - 12:51
25 de Maio de 2019



Como fazer o gato parar de urinar nas suas coisas


Por que meu gato faz xixi fora da caixa de areia?

Os felinos, assim como cachorros, também podem ter o hábito de demarcar território. Se eles não são castrados, isso costuma ser ainda mais intenso, pois eles precisam deixar claro para gatos da vizinhança que são eles que mandam num determinado local. Isso não é exclusivo dos machos, porém é mais habitual que seja feito por eles.

Além da demarcação, outros fatores podem resultar nesse problema. Gatos são bem suscetíveis a problemas renais e urinários, com isso, não é raro que tenham cistites, pedra nos rins e pedra na bexiga, situações que podem resultar em incontinência urinária, “deixando escapar” volumes variáves de urina em qualquer lugar, sem chegarem a tempo na liteira.

Estresse é outro fator comum para que façam xixi longe da caixinha. Situações de disputas/ embates com outros animais também podem ativar o que chamamos de “mecanismo de luta e fuga”, o que pode gerar uma micção inesperada e rápida.

caixa de areia suja também pode ser uma causa. Gatos não gostam de usar a bandeja quando não está devidamente higienizada, por isso é importante retirar as fezes diariamente e, se possível, tirar também os pontos com urina. O recipiente deve ser limpo frequentemente com detergente neutro ou com produtos do tipo herbal, que possuem amônia quaternária.

Se você tem mais de um gatinho em casa, é ideal se atentar ao número de bandejas que possui. O recomendado é sempre ter uma caixa a mais do número de bichanos no ambiente. Sendo assim, se você tem quatro gatos, por exemplo, deve ter cinco espalhadas pela residência.

Fazer xixi por aí também pode ser um problema comportamental. Neste caso, é essencial identificar o que está causando isso e tentar reverter a questão o mais rápido possível.

Deixe seu like:

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA