Como evitar acidentes domésticos com cães
Manaus - Amazonas - 23:00
19 de Julho de 2019

C/S PI 5577 - EFTIVAÇÃO DE MIDIA/BANNER / CAMPANHA NOVAS MEDIDAS - FASE I / SECOM / PORTAL CM7


Como evitar acidentes domésticos com cães



Neste artigo, vamos te ensinar a como evitar acidentes domésticos com cães a partir de cuidados e medidas simples. Pois sabemos o quanto os nossos melhores amigos podem ser super curiosos e, por este mesmo motivo, adoram se meter em confusões um tanto quanto perigosas.

Logo, preparar todo o ambiente para manter a segurança dos mesmos é crucial para que tudo sempre flua como o planejado. Principalmente quando o dog tem o costume de permanecer muito tempo sozinho em casa.

Sendo assim, elaboramos um guia com 18 dicas importantes de como evitar acidentes domésticos cm cães. Acompanhe a seguir.

1- Não deixe fios elétricos ao alcance dos pets

Este é um dos cuidados mais importantes que você precisa ter se quer aprender a como evitar acidentes domésticos com cães. Afinal, um pequeno contato com a corrente elétrica pode ser fatal, dependendo do porte do animal.

Portanto, procure sempre manter os fios longe dos pets, e caso não seja possível (por exemplo, o plugue da geladeira), nunca deixe o cachorro transitar no ambiente sem a sua supervisão.

Lembre-se que no natal este cuidado precisa ser redobrado! Pois muita gente se esquece das luzes de natal que há no pinheiro e acabam deixando o pet bastante exposto.

2- Tampe todas as tomadas da casa

Além de manter a fiação bem longe dos curiosos de plantão, sempre tampe todas as tomadas da casa. Assim você evita que o cachorro possa colocar a sua patinha aonde não deve.

como evitar acidentes domésticos com cães

3- Evite que o animal transite na cozinha durante os preparos

Quando você estiver cozinhando, mesmo que seja algo simples e rápido, evite deixar o animal transitando no ambiente.

E isso é muito importante por três motivos:

  1. O cachorro pode atrapalhar o seu preparo, te distraindo, e você pode acabar queimando a preparação.
  2. O cachorro pode se empolgar quando você estiver mexendo na panela quente, provocando um acidente onde você pode derramar algo fervendo nele.
  3. Você mesmo pode se queimar ao se “deixar levar” por alguma brincadeira ou artimanha do seu pet.

Portanto, procure sempre manter o animal em outro cômodo, seguro e preparado para ele, enquanto você estiver cozinhando.

4- Mantenha o vaso sanitário fechado

Todo mundo sabe que os cães adoram beber a água da privada. Mas, infelizmente este local é altamente contaminado, e pode gerar diversos reflexos negativos na saúde do cachorro.

Além disso, quando temos um cachorro de porte pequeno ou até mesmo um filhote em casa, o mesmo pode acabar se distraindo e caindo dentro da água. E dependendo da forma como ele cai, é possível que o pequeno aventureiro se afogue.

Portanto, das duas uma: ou você mantém a porta do banheiro fechada, ou a tampa do vaso sanitário abaixada.

como evitar acidentes domésticos com cães

5- Sempre feche todos os lixeiros

Do mesmo modo que você precisa manter sempre o vaso sanitário bem fechado, você precisa também fechar os lixeiros da sua casa. Pois esta é mais uma das formas de como evitar acidentes domésticos com cães.

Afinal, o que está no lixo é porque precisa ser descartado, certo? E muitas vezes descartamos materiais que podem ser tóxicos, vidros quebrados e outros objetos que podem cortar ou machucar o animal.

Dessa maneira, mantenha o seu curioso longe destes ambientes contaminados. E se isso não for possível, uma lata de lixo bem lacrada já poderá dar conta do recado.

6- Nunca deixe o seu pet se aproximar do forno e do fogão quente

Você se lembra da importância de manter o cão fora da cozinha enquanto você estiver cozinhando? Pois é. Este cuidado pode se estender para o momento em que o forno ou o fogão ainda estão quentes.

Espere estes eletrodomésticos esfriarem por completo, e apenas depois deste período é que você pode permitir a entrada do pet em sua cozinha novamente.

como evitar acidentes domésticos com cães

7- Evite objetos na decoração que possam quebrar

Há quem adore decorar a casa com peças de gesso, de vidro, cristal, etc. como também há aqueles que não curtem nenhum tipo de item deste tipo.

Independente de qual seja o seu gosto pessoal, uma coisa é certa: se você quer saber como evitar acidentes domésticos com cães, jamais deixe objetos que possam quebrar, ao seu alcance.

Um pequeno enfeite que parece inofensivo pode ser altamente perigoso para um cachorrinho aventureiro.

Portanto, opte por peças de madeira, leves e que não quebram. Vale até apostar em uma decoração minimalista, não acha?

8- Nunca deixe um produto de limpeza ao alcance do pet

Esta regra é uma das mais importantes desta lista. Pois o que tem de notícia de pet que consumiu produto de limpeza por aí, não é brincadeira!

E às vezes o consumo nem ocorre por vias de fato, mas apenas o contato do produto na pele do animal já o bastante para causar “estragos”.

Sendo assim, jamais deixe o seu cachorro se aproximar deste tipo de material. E se não tiver como manter nas alturas, em sua lavanderia, procure manter a porta do local sempre fechada.

Além disso, lembre-se de manter o cuidado na hora em que você estiver faxinando a casa. O balde com água e desinfetante pode ser atraente, e se você não ficar atento pode se deparar, mais tarde, com o cachorro bebendo a mistura.

Todo cuidado é pouco! Que tal levar o pequeno para um passeio enquanto alguém limpa a sua casa? Ou então, peça para um familiar levá-lo para dar uma volta durante este período.

como evitar acidentes domésticos com cães

9- Evite móveis com pontas que podem machucar

Do mesmo modo que precisamos cuidar das “quinas” dos móveis em casa, quando temos crianças pequenas, também devemos tomar conta dos nossos cachorros neste sentido.

Procure instalar protetores específicos, que evitem qualquer tipo de acidente ou corte por conta dos cantos pontiagudos.

Afinal, costumeiramente as mesinhas de centro e as estantes contam com este tipo de acabamento, e muitas vezes estão bem na altura dos olhos dos pets. O que é muito perigoso!

10- Se você mora no alto, acrescente telas de proteção

Se você mora em apartamento, ou possui uma casa com mais de um pavimento, procure instalar telas de proteção em janelas e varandas o mais rápido possível. Pois muitas vezes o cachorro não tem a noção de altura, o que faz com que ele caia e se machuque.

Sendo assim, antes de deixar o animal transitar nestes ambientes, certifique-se de que toda a segurança do mesmo está garantida.

como evitar acidentes domésticos com cães

11- Instale portões de segurança – e feche-os!

Você pode encontrar nos próprios pet shops portões de segurança que podem ser instalados para dividir cômodos importantes de sua casa.

Lembra quando mencionamos a sua cozinha e a sua lavanderia? Pois é! No caso dos cachorros uma pequena cerca já o bastante para mantê-los longe deste ambiente. O que não acontece com os gatos, é claro.

12- Cuidado com os brinquedos muito pequenos

A gente sabe que dar brinquedos novos para os nossos pets é sempre muito bom. Mas, se você quer mesmo saber como evitar acidentes domésticos com cães, tenha um cuidado redobrado quanto a isso.

Pois saiba que alguns tipos de brinquedos não são ideais para qualquer idade e porte de cachorro. E podem assim ser super perigosos.

Se você notar que existem peças muito pequenas, que podem prejudicar o cão e podem fazer com que ele se engasgue, descarte o produto! Assim você evita um dos acidentes mais fatais.

13- Fique atento a sua garagem

Procure sempre ficar atento aos movimentos que acontecem em sua garagem. Mas o que queremos dizer com isso? Bem, evite permitir a transição do cão neste ambiente, pois se algum familiar sair de carro o mesmo pode ser atropelado.

O mesmo vale para o momento em que alguém chega de carro em sua casa. Procure sempre pegar o seu pet no colo, ou prenda-o em dentro de casa antes de a pessoa estacionar o veículo.

Além disso, no caso dos pets muito pequenos, antes de ligar o carro certifique-se de onde ele está. Pois, embora pareça estranho, muitos cachorros acabam entrando no motor do carro, por pura curiosidade, principalmente quando são filhotes. O motor tende a ser quentinho, o que pode ser bastante atrativo.

Portanto, antes de ligar, antes de sair e antes de estacionar o seu carro, certifique-se de onde está o seu pequeno melhor amigo.

14- O piso está molhado? Seque o quanto antes

Assim como acontece com os humanos, um piso molhado pode ser a porta de entrada para tombos que resultam em machucados e torções sérias.

Desse modo, mantenha o piso da sua casa sempre seco, ou então, siga o nosso conselho acima de não manter o pet no ambiente em que ocorre a faxina.

Assim você evita escorregões e mantém o chão mais limpo e por mais tempo.

Deixe seu like:
Tags:,

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA