Brasília Amapá |
Manaus

Terreiro de macumba de políticos do Amazonas pede ajuda e clama por socorro; está falindo!

Compartilhe

Mãe Zulmira faleceu em 2007 e seu reinado durou 48 anos. Neste período, vários governadores do Amazonas como Gilberto Mestrinho, Amazonino Mendes, Eduardo Braga  e o atual vice-governador Bosco Saraiva, também ex-presidente da Escola Reino Unido do Morro da Liberdade, passaram pelo espaço e receberam as bençãos da rainha espiritual da negritude amazonense.

Situado na parte mais elevada do Morro da Liberdade e com suas janelas de madeira em forma de arcos, o terreiro se prepara para tocar seus tambores em homenagem à Santa Bárbara, no dia 4 de dezembro. Mas as dificuldades materiais que afetam o espaço consagrado aos orixás africanos tem impedido que o esplendor do passado ressurja.

Nos tempos de Mãe Zulmira não faltavam oferendas aos espíritos e os alimentos eram compartilhados com seus filhos, em festas que ficaram na lembrança dos moradores da região. A rainha espiritual da negritude foi homenageada pela Escola de Samba Reino Unido do Morro da Liberdade em 1989, um momento inesquecível pelos sambistas e de toda a nação seguidora dos orixás. O samba: ‘Axé Mãe Preta’ em homenagem a Mãe Zulmira, é um clássico da cultura negra amazonense e garantiu um título à escola verde e branca.

Fonte Á Crítica foto de Jair Araújo

Link da matéria http://www.acritica.com/channels/manaus/news/terreiro-de-mae-zulmira-precisa-de-ajuda-para-manutencao-de-espaco-e-tambores


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7