Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura não foi comunicada sobre greve e 300 mil usuários do transporte público foram prejudicados

Compartilhe

A Prefeitura de Manaus, por meio da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), informa que apenas 30% da frota do Sistema de Transporte Coletivo da capital, aproximadamente 400 veículos dos 1.350 que operam diariamente circulou nas primeiras horas da manhã desta terça feira, 21/2, devido a uma greve realizada pelos trabalhadores rodoviários. A prefeitura não foi comunicada previamente sobre a paralisação e também desconhece autorização judicial para a realização da mesma.

Paliativamente, os microônibus do transporte alternativo, que normalmente atendem apenas a zona Leste, foram liberados para seguirem até o Centro. Por volta das 6h45, alguns veículos articulados foram liberados, após negociação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) com os trabalhadores. Estão sendo priorizadas as linhas troncais, aquelas que vão ao Centro por meio dos principais corredores viários.

Desde as primeiras horas da manhã fiscais de transporte da SMTU estão nas garagens e terminais de integração para acompanhar a operação das linhas de ônibus. Agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) também montaram postos de serviço na frente das principais empresas de ônibus para monitorar o tráfego nas vias.

Ainda conforme o Manaustrans, a atenção está redobrada na travessia de pedestres, que hoje circulam nas vias da cidade e nas áreas próximas das paradas de ônibus.

O Sinetram informou, por meio de nota à imprensa, que foi pego de surpresa com a paralisação dos rodoviários e que vai acionar a Justiça para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Rodoviários

Sobre a volta da circulação dos ônibus da empresa Via Verde, Givancir afirmou que na empresa 70% havia parado no início da manhã e, agora, conta com somente 50% da frota operando normalmente.

“Se até sexta não tiver um acordo, poderá sim parar 70% da frota”, afirmou o presidente do sindicato.              


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7