CM7

     
 
 
Manaus, 19 de outubro
Mercado financeiro
Dólar
Euro
 
 
Home / Colunas / Subindo e Descendo do Salto / Prefeitura de Manaus conclui a instalação de tampas em mais de 2,5 mil bueiros

Prefeitura de Manaus conclui a instalação de tampas em mais de 2,5 mil bueiros

Da redação | 06/07/2017 09:33

A Prefeitura de Manaus concluiu a instalação de tampas em mais de 2,5 mil bueiros da cidade. O trabalho, que faz parte das ações de rotina da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), cumpriu também Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado pelo órgão com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).  A ação priorizou os bueiros que ofereciam maior risco à população e envolveu ainda a produção das tampas, a recuperação, instalação de gradis de proteção e a limpeza de tubulações.

O vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Marcos Rotta, explicou que o órgão montou uma força-tarefa para atuar na confecção de gradis e tampas e mesmo com o cumprimento do TAC, a Seminf dará continuidade à ação.

“Essas estruturas são produzidas nos distritos de obras e levadas já prontas para a instalação nos bueiros. Em janeiro, mais de 500 bueiros receberam manutenção. No mês seguinte recuperamos mais 428. Entre abril e maio foram mais de 500 unidades recuperadas e vamos dar continuidade a esse trabalho, com esse ritmo, pois a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é que este serviço seja ampliado na cidade”, destacou Rotta.

Na última passada, Marcos Rotta, ao lado de técnicos da Seminf, esteve reunido com o Procurador-Geral de Justiça, Fábio Monteiro. Durante o encontro o vice-prefeito explicou sobre a execução de obras na capital e se colocou à disposição do Ministério Público do Amazonas (MPAM) para possíveis demandas do órgão. 

O TAC entre a Seminf e o MPAM é o 004/2016, firmado por meio da 63ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), em outubro de 2016, estabelecendo o prazo de 30 dias para a Seminf apresentar projeto e cronograma de execução do serviço. Após a entrega do cronograma, a secretaria obteve um prazo de 120 dias para a execução dos trabalhos, porém o período de chuvas nos últimos meses comprometeu o cronograma de ação e a prefeitura entrou com um pedido de prorrogação do prazo por mais 60 dias, encerrado neste dia 5/7. 

Entre as vias que receberam novas tampas de bueiros estão as ruas Marcelo Santos e Dr. Basílio, no Zumbi; Felismino Soares, no Coroado; ambas na zona Leste. Já na zona Norte, o serviço foi realizado na Noel Nutels, na Cidade Nova, Sete de Setembro e Mapetá, na Colônia Terra Nova; São Carlos no bairro Alvorada, Dr. Maia, no Nova Esperança, rua Iracema, no bairro da Paz e 18 de outubro, na Compensa, zona Oeste. 

Dentro de uma política de ação que respeita a segurança da população e seu bem-estar acima de tudo, a Prefeitura de Manaus tem como prática e prioridade entregar com tampas todas as novas drenagens implantadas na cidade. No entanto, devido a ações criminosas de vândalos, que destroem tampas para roubo de material, o trabalho da secretaria torna-se maior que o necessário. O crime é furto qualificado, bem como dilapidação do patrimônio público. Vale ressaltar que quem recebe ou compra essas tampas furtadas pode ser processado por receptação de material furtado.

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie em Nossas Pesquisas

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA