CM7

 
Manaus, 24 de outubro
Mercado financeiro
Dólar
Euro
 
 
Home / Colunas / Subindo e Descendo do Salto / Prefeito Arthur Neto recebe ex-presidente do Equador e reforça compromisso de Manaus com o meio ambiente

Prefeito Arthur Neto recebe ex-presidente do Equador e reforça compromisso de Manaus com o meio ambiente

Da redação | 06/07/2017 22:07

O prefeito Arthur Virgílio Neto assinou, na tarde desta quinta-feira, 6/7, no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico, uma carta de intenções com medidas que visam minimizar os efeitos das mudanças climáticas na capital. Manaus foi a primeira cidade da América do Sul a assinar o documento que pretende alertar os governos de todo o mundo para os riscos da não observância de soluções sustentáveis de desenvolvimento. A assinatura da carta foi intermediada pela presidente da Associação PanAmazônia e ex-presidente do Equador, Rosalía Arteaga.

Depois de Manaus, a presidente irá para o Uruguai e à Argentina, onde prefeitos e governadores dos principais centros de desenvolvimentos daqueles países também devem aderir ao documento. Após a adesão do maior número possível de líderes, será formalizado um documento final que será encaminhado para Paris, onde haverá uma plenária para tratar sobre os aspectos mundiais referentes aos efeitos climáticos em todo o planeta, bem como serão discutidas medidas que possam minimizar os danos causados ao meio ambiente e às populações no mundo.

Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, a assinatura da carta de intenções tem uma perspectiva de futuro. Ele ressaltou ter muita satisfação em aderir com Manaus à proposta trazida pela PanAmazônia, na pessoa da ex-presidente do Equador, Rosalía Arteaga. Arthur lembrou ainda que Manaus foi a primeira cidade do País a se comprometer em fazer aquilo que estiver ao seu alcance para evitar e diminuir as emissões de CO2.

“Eu assinei com muita honra a carta de intenções e assinei com a intenção de analisar, efetivamente, o documento em virtude daquilo que está ao alcance de Manaus e o que não estiver ao alcance de Manaus vamos buscar parceiros e alertá-los para o compromisso que eles próprios deverão assumir. Eu fico muito honrado de estar protagonizando um momento, que para mim, é histórico. A capital ecológica do mundo se manifesta a favor do equilíbrio climático do mundo”, afirmou.

Conforme a presidente da Associação PanAmazônia, Rosalía Arteaga, a carta de intenções possui cerca de dez itens que contemplam aspectos que vão desde a redução das emissões de gases do efeito estufa, aos poluentes climáticos de vida-curta e a melhor utilização da energia, dos transportes e do trânsito em geral. De acordo com ela, a sensibilidade do prefeito Arthur em assumir compromissos em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da população fizeram com que Manaus fosse escolhida para que a carta de intenções tivesse sua primeira adesão.  

“Assinar este documento significa um compromisso com os esforços que as populações vêm fazendo para evitar a rapidez com que as mudanças climáticas estão chegando. É uma questão de sobrevivência da humanidade e eu acho que a Região Amazônica e a cidade de Manaus, onde você pode ver a diversidade fantástica e essa natureza extraordinária, saem na frente. Hoje o prefeito da cidade de Manaus assina esse compromisso para preservar e encaminhar situações e soluções que são amigáveis com o meio ambiente”, finalizou.

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie em Nossas Pesquisas

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA