Brasília Amapá |
Manaus

Prefeito anuncia resultado do Programa Bolsa Pós-Graduação, contemplando 3,8 mil

Compartilhe

Mais de 3,8 mil pessoas foram contempladas com bolsas integrais e parciais (100%, 75% e 50%) do Programa Bolsa Pós-Graduação da Prefeitura de Manaus, no terceiro processo seletivo realizado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi). A lista com os contemplados na primeira chamada foi divulgada nesta quinta-feira, 29/6, no auditório da escola, na avenida Professor Nilton Lins, Flores, zona Centro-Sul, e pode ser conferida no  portalespi.manaus.am.gov.br. Outra opção do candidato é a consulta de seu nome no seguinte endereço: http://sgbp.manaus.am.gov.br/site/login

Desde que foi criado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, o Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG) já beneficiou 12 mil graduados que buscavam a sua primeira especialização. Para este ano, foram oferecidas 6.679 vagas, quase 100% a mais que em 2015, quando foram ofertadas 3.692 bolsas de estudo integrais e parciais.  

Na solenidade, ao lado da primeira-dama Elisabeth Valeiko, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, destacou o sucesso do programa com o engajamento das instituições e inscrição dos candidatos. “Nós já temos quase 12 mil pós-graduados e pós-graduandos. É uma universidade virtual que está espalhada por várias instituições.”, destacou.

Este ano, o programa registrou recorde de inscrições, com 8.617 para os mais de 70 cursos de pós-graduação distribuídos em dez instituições de ensino superior – La Salle, Martha Falcão, Santa Tereza, Fametro, Esbam, Nilton Lins, LeaNorte, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Fucapi e Uninorte. Desses, 3.879 foram classificados para a primeira chamada e passarão, agora, pela fase de apresentação de documentos, marcada para os dias 5, 6 e 7 de julho.

“Ofertamos uma variedade de cursos para atender os graduados nas mais diversas áreas de conhecimento. O PBPG é uma grande oportunidade que a Prefeitura de Manaus dá a quem deseja se especializar, mas está sem condições de custear seus estudos”, ressaltou a diretora-geral da Espi, Stela Cyrino.

O Programa Bolsa Pós-Graduação foi instituído na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto pela Lei n.º 1.933 de 19 de novembro de 2014 e pela Lei n.º 1.934 de 19 de novembro de 2014, também conhecida como Lei de Isenção de Tributos Municipais. Para o primeiro processo seletivo, realizado em 2015, inscreveram-se 7,2 mil pessoas e, no ano seguinte, concorreram 6,5 mil pessoas. O programa é destinado a graduados, residentes em Manaus, cuja renda somada de todos os moradores de sua residência não ultrapasse a faixa de dois salários mínimos e meio. Além disso, é obrigatório que o curso que o candidato deseja fazer pelo programa seja o primeiro em nível de pós-graduação de seu currículo acadêmico.

“Esse é mais um passo da Prefeitura de Manaus para a inclusão socioeducacional. Temos o Bolsa Universidade, o Bolsa Idiomas e o Bolsa Pós-Graduação, criando um ciclo que pretende atingir diferentes camadas da população e contribuir decisivamente para sua formação”, explica a secretária municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Luiza Bessa Rebelo. “Nós temos uma universidade virtual na prefeitura graças à visão estratégica do prefeito.”, completou.

As inscrições para o PBPG foram realizadas exclusivamente pela internet e para garantir o acesso de todos os interessados, a Prefeitura de Manaus firmou parceria com a Associação Amazonense de Centros de Inclusão Digital (AACID), o que permitiu que os candidatos utilizassem 27 estabelecimentos associados, espalhados por todas as zonas da cidade, para realizar a inscrição eletrônica gratuitamente.

A Espi fica na Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, bloco D, Parque das Laranjeiras, bairro de Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

NÚMEROS DO PBPG

ANO INSCRITOS BENEFICIADOS
2015 7.230 4.297
2016 6.483 3.901
2017 8.617 3.879*

 

*PRIMEIRA CHAMADA


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7