Brasília Amapá |
Manaus

Fila Zero: em menos de um mês, filas na saúde caíram 33%

Compartilhe

Em menos de um mês, filas na Saúde caíram 33%

A fila de espera por exame e consultas especializadas na Rede Estadual de Saúde caiu de 137 mil para 92,2 mil, uma redução de 33%, desde que o programa Fila Zero do Governo do Amazonas foi lançado, em 17 de maio. O programa, inserido no Plano Emergencial da Saúde, tem como meta zerar, em três meses, as filas do Sistema de Regulação de Consultas e Exames (Sisreg) da rede pública.

O resultado está sendo alcançado através de contratação de mais profissionais de saúde, mutirões de trabalho, compra de novos equipamentos e a reestruturação da rede estadual de saúde, com aumento na oferta de procedimentos.

Para 76 tipos de procedimentos o objetivo já foi alcançado, segundo a coordenadora da Central de Regulação, Mara Kramer. “Isso significa que se a pessoa precisar realizar um desses procedimentos não vai mais ter que aguardar abrir vaga. O sistema faz a marcação na hora e o paciente já sai da unidade básica de saúde com data, hora e local marcado da consulta ou do exame especializado”, observa.

Entre os procedimentos que já zeraram a fila estão as consultas em cardiologia (arritmia), fisiatria, gastroenterologia (hepatológia) e em mastologia geral, além dos exames de ecocardiografia bidimensional infantil, diagnóstico por tomografia (sedação), retinografia fluorescente e retossigmoidoscopi

Outros 13 procedimentos reduziram a fila em 50% ou mais, caso dos exames de ecocardiograma, que saíram de 10.111 pessoas para 3.670.  A consulta com oftalmologista também reduziu significativamente, de 14.288 pessoas na fila de espera para 9.762. Algumas pessoas chegavam a aguardar de seis a um ano por uma consulta ou procedimento.

Cirurgias – O programa também vem reduzindo o tempo de espera por cirurgias em unidades hospitalares da rede estadual. O Hospital da Fundação Cecon (FCecon), por exemplo, conseguiu zerar a fila para neurocirurgias oncológicas e pacientes que precisam fazer braquiterapia, um dos tratamentos de radiologia, também não tem mais que aguardar. Nesse tipo de procedimento, algumas pessoas chegaram a aguardar até seis meses pelo tratamento.

Todos os exames e consultas oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas especialidades médicas são marcados via Sisreg, obedecendo às cotas e tetos destinados a cada unidade de saúde.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7