Manaus – As metas e ações que serão incluídas na Proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020 e na 2ª Revisão do Plano Plurianual (PPA) 2020/2021, referentes ao trânsito, foram discutidas nesta terça-feira, 23/7, durante uma audiência aberta ao público, realizada no auditório da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), no bloco D, da Universidade Nilton Lins, avenida Professor Nilton Lins, Flores, zona Centro-Sul.

O evento promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) – Gestão de Trânsito, contou ainda com a participação de representantes de outras instituições parceiras do município.

O diretor de Logística e Finanças do IMMU, André Souza, destacou a meta principal da Gestão de Trânsito da Prefeitura de Manaus. “Estamos diariamente nas ruas da cidade com a missão de salvar vidas no trânsito. Então, todas as ações apresentadas nesta audiência e as sugestões que recebemos seguem o propósito recomendado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto: reduzir acidentes e fazer um trânsito mais seguro para todos”, destacou.

O diretor de Engenharia, Manoel Reis Júnior, apresentou ao público a ampliação das áreas com sinalização horizontal e vertical como estratégia importante para ordenar o tráfego. “Nosso trabalho é engajado com uma equipe sempre alerta. Estamos priorizando áreas próximas às escolas para dar mais segurança na circulação de condutores e pedestres”, informou.  Ele destacou, ainda, a atuação dos educadores de trânsito que, diariamente, visitam todas as zonas da cidade, realizando ações que buscam a mudança de comportamento no trânsito.

As operações de fiscalização para ordenar o tráfego foram destaque da apresentação do diretor de Operações de Trânsito, coronel Raimundo Encarnação. “As operações são diárias e os agentes da prefeitura estão sempre atentos. Fiscalizamos para garantir que condutores e pedestres tenham um trânsito mais harmônico e seguro”, explicou.

Após a exposição, o público teve a oportunidade de se pronunciar e encaminhar perguntas. Um dos questionamentos foi a respeito de investimentos em tecnologia para o trânsito. “A Prefeitura de Manaus está finalizando o planejamento para implantar sistemas de sinalização que vão dar mais fluidez aos principais corredores de tráfego”, informou Manoel Reis Júnior.

A realização da audiência pública contribui para a definição de metas e ações que serão incluídas na Proposta da LOA 2020, de acordo com as diretrizes estabelecidas no Planejamento Estratégico “Manaus 2030”. O modelo de reunião obedece às leis de Responsabilida