Manaus – Neste sábado (21), o Governo do Amazonas, por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) fará o lançamento do projeto “Nossa Terra”, realizado em parceria com a TV Band Amazonas. Durante o evento, que conta com uma edição especial da Feira de Produtos Regionais e Orgânicos da Agência, as empresas Manaus Limpa, Amazon Clean, Chumbos da Amazônia e Descarte Correto estarão fazendo a coleta seletiva de resíduos como papel, plástico, óleo de cozinha e lixo eletrônico. A programação gratuita acontece das 7h às 15h, no estacionamento da TV Band, na avenida André Araújo, nº 1.981, Aleixo, zona centro-sul.

Para estimular o público, a empresa Descarte Correto vai levar para o evento a campanha “Descarte e Ganhe”, onde o participante ganha R$ 0,10 (dez centavos) por cada quilo de resíduo eletrônico em saldo no aplicativo Trocados. “A ação tem a missão de oferecer soluções em gestão de resíduos tecnológicos pós-consumo e industriais, transformando lixo eletrônico em benefícios econômicos e socioambientais”, explica o gestor de produção da empresa, Anderson Colhyer.

Materiais como pilhas, lâmpadas e baterias não poderão ser descartados no local. Apenas itens como notebooks, no-breaks, teclados, mouses, CPUs, monitores LCD, impressoras e produtos eletrodomésticos como liquidificador, batedeira, chapinha, entre outros.  

Além da bonificação disponibilizada pela empresa Descarte Correto, quem participar vai ganhar também um cupom para sorteio de brindes durante o lançamento do projeto “Nossa Terra”. Para participar é preciso levar o resíduo até o estacionamento da Band, onde a equipe da empresa fará a coleta e pesagem do lixo e gerará um voucher para os créditos no aplicativo Trocados, que funciona com uma espécie de carteira digital, e dá a possibilidade de trocar os valores por serviços e compras como Netflix, recarga de vale transporte do Sinetram, vale-compras em lojas parceiras, corridas no Uber, entre outros benefícios.

Já a empresa Manaus Limpa irá recolher produtos como óleo de cozinha, papel e plástico. Segundo o dono da empresa, Alex Sander Mucceda, serão disponibilizadas duas caixas coletora de entulho. “As caixas ficarão disponíveis ao longo de todo o evento e as pessoas que quiserem fazer os descartes de óleo de cozinha poderão levar em uma garrafa pet e deixar dentro da coletora de plástico”, destacou.

Produtos Reciclados – Em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), serão comercializados produtos confeccionados a partir de material reciclado como cestarias e outros artesanatos produzidos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, no baixo Rio Negro. Os artesãos das comunidades Terra Preta, Bela Vista do Jaraqui e São Francisco do Chita também levarão produtos como xarope de jatobá, pomadas de andiroba e sabonetes feitos a partir de recursos naturais como açaí e argila.

‘Nossa Terra’ – Consiste na produção de um documentário jornalístico que trará como personagens os produtores rurais da Região Metropolitana de Manaus, retratando a agricultura familiar do estado, desde o cultivo até a chegada à mesa do consumidor amazonense, e a importância da Agência no processo de escoamento e comercialização desses produtos regionais. O documentário será produzido e exibido pela TV Band Amazonas.

Programação – O evento de lançamento do projeto será realizado das 7h às 15h e conta com uma edição especial da Feira de Produtos Regionais e Orgânicos da ADS; show da cantora Marcia Novo; aula de ritmos com os professores Misael Gibbs e Thaylon Max; e a quinta edição do programa “Peixe no Prato”, onde serão ofertados peixes como tambaqui e pirarucu a preços acessíveis.

O evento conta com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sec), Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).