Manaus – Observou-se, nos últimos dias, comentários de apoio extremamente suspeitos ao pré-candidato à prefeitura de Manaus, Amazonino Mendes (Podemos). Isso porque a origem das mensagens de apoio escritas nas redes sociais sugerem perfis falsos, feitos com o exclusivo objetivo de endossar a campanha do político nas eleições 2020.

O apoio artificial ocorre tanto no perfil do ‘Negão’, quanto em notícias que se referem a ele. A ação é sempre realizada de modo não natural, contando com jargões e hashtags partidos de perfis notoriamente recém-criados. O que denuncia a falsidade dessas contas é, quase sempre, postarem várias fotos no mesmo dia, além de seguirem milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Os perfis “maria.natrindade”, “Fernandinhassoares” e “isabe_llyfe” são as contas mais recorrentemente utilizadas para fomentar a campanha do pré-candidato no Instagram. Na imagem, os três perfis fazem participação na publicação de Amazonino, que leva somente um minuto de diferença entre cada interação.

As fotos desses perfis falsos são pertencentes aos bancos de dados, utilizados com o propósito de criar perfis fakes. Ao menos seis perfis foram tidos como inautênticos, e todos interagiram com o perfil oficial de Amazonino, de forma recorrente, em sequência temporal. Não há informações, contudo, da quantidade de perfis falsos envolvidos no falso engajamento da campanha de Amazonino Mendes.