Outubro rosa pet: câncer de mama em cadelas e gatas
O Outubro Rosa é conhecido por ser o mês de prevenção das mulheres contra o câncer de mama. O que várias pessoas ainda não sabem é que o Outubro Rosa também é um mês de alerta e prevenção da doença nas nossas cadelas e gatas. Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a incidência da neoplasia alta – cerca de 60% das cadelas e 30% das gatas, mais de 60% são consideradas malignas.
Sinais clínicos
É de extrema importância identificar os sinais clínicos dos tumores nas cadelas e gatas, é importante para evitar que a doença se desenvolva rapidamente e tenha metástase.
O primeiro sinal do câncer de mama normalmente é o surgimento de nódulos (únicos ou múltiplos) nas mamas. Também podem aparecer feridas na mama ou ao redor da pele. As cadelas e gatas também podem sofrer com dores, inchaço e aumento das mamas e secreções.
Prevenção do câncer de mama
Nesse mês de outubro é necessário reforçar a prevenção! Uma forma de prevenir a neoplasia é com a castração das fêmeas. Essa conduta pode reduzir a probabilidade do surgimento de nódulos.
O check-up semestral também pode ajudar no diagnóstico precoce da doença, o que vibializa o melhor resultado do tratamento, maior chance de cura e recuperação. Ao observar qualquer carocinho ou nódulo, não espere para levar o pet ao médico veterinário!
@draalinebaggio