Mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Parece sabedoria, no entanto, limita a iniciativa e gera medo futuro e essa criança cria uma necessidade de segurança, tornando-se um adulto cheio de dúvidas e inseguranças. Como consequências poderá casar-se com o primeiro namorado, nunca mudar de emprego ou de casa, você se identificou?

Prefira dizer: “Quem não arrisca não petisca.”.

Outra pérola do vernáculo popular que até eu dizia: “Faça tudo com perfeição”.

Fazer esse tipo de exigência a seu filho é o mesmo que dizer que ele poderá ser considerado um incompetente e incapaz no futuro se não fizer tudo certo, o medo da desaprovação vai corroê-lo e doer no seu corpo físico. Em vez disso, você pode optar em dizer que ele poderá fazer as coisas, sabendo que algumas vão dar certo e outras não, que o importante é a ação, que ele não precisa se preocupar em falhar, que é melhor feito do que perfeito.

Meu Deus, quantos erros nós cometemos nessa jornada de nos tornarmos pais, porém, com a velocidade desse século, não cabe mais amadorismo e é necessário trazer a consciência que somos educadores,treinadores,mentores e programadores de gente, a criança é um ser completo, somente em crescimento.

Podemos acompanhar a alimentação de nossos filhos, mas é melhor não afligir a criança com ameaças de castigo tais como; “Se você não comer tudo, vai apanhar!”.

Não faça a criança engolir, a alimentação tem que ser prazerosa e não parece razoável  bater em seu filho porque ele não quer comer.

Qualquer que seja o caso, inclusive situações médicas, a recusa em se alimentar deve  ser trabalhada com estímulo e acompanhamento.

Algumas sugestões são:

Deixe a criança ter preferência, isso também estimula a liderança;

Coloque pequenas porções, ao comer tudo, ela constituirá crença de capacidade;

Mantenha a calma e ressalte o sabor do alimento, ajudará na autoconfiança;

Permita que o ambiente seja descontraído;

Por favor, nada de aviãozinho e trenzinho, isso causa irritação e ansiedade.

A linguagem perfeita sempre será o amor, Liberte a emoção e construa uma família forte e equilibrada.