Brasília Amapá |
Manaus

Artigo: Eu preciso ter uma conversa difícil, e agora?

Compartilhe

A suposição da verdade que você está certo e que alguém está errado causa muito sofrimento. Na realidade, os diálogos difíceis tratam de confrontar as percepções e valores entre as partes envolvidas.

Ninguém quer ser culpado de errar, mesmo porque pressupõe que nosso erro terá punições, sendo assim, não importa quem errou, contanto que não seja eu. De que situação você está se defendendo nesse exato momento?

Como lidar com as emoções e os sentimentos difíceis durante uma discussão? Qual a emoção que toma conta de você quando alguém lhe questiona quanto ao seu comportamento no trânsito, com seus filhos ou no trabalho?

Acredito que administrar nossos sentimentos de uma forma construtiva é um caminho. Na realidade,os diálogos difíceis são sempre sobre nossos sentimentos atrás dos fatos, trata-se de nossas mágoas, da rejeição, do ressentimento, dos desapontamentos, da vergonha, a confusão gerada mais uma vez por novas divergências.

Que tal não deduzir o que o outro quis dizer? E se você focar na solução do problema?

Qual o impacto do outro sobre mim e de mim sobre ele?

Durante as argumentações sobre questões importantes, pergunte-se: o que está em jogo nessa conversa?

Tão importante quanto saber quando levantar a questão, é quanto desistir delas?

Que tal identificar os sentimentos envolvidos nessa conversa? Você consegue substituí-los por outros sentimentos que ajudarão a solucionar a divergência?

Ouça de dentro para fora e liberte suas emoções para construir diálogos que fortalecerão suas relações e solucionarão os problemas pelo caminho.

Se você gostou da matéria, compartilhe, deixe o seu comentário no Portal CM7 e me siga em minhas redes sociais, FACEBOOK munirarocha e no INSTAGRAM munirarocha12 .


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7