CM7

 
Manaus, 24 de outubro
Mercado financeiro
Dólar
Euro
 
 
Home / Colunas / Gastronomia / Nutricionista dá 5 dicas de como incluir opções mais nutritivas no seu dia a dia

Nutricionista dá 5 dicas de como incluir opções mais nutritivas no seu dia a dia

Da redação | 29/07/2016 16:23

unnamedA combinação de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada é fundamental para manter uma vida saudável. O cuidado com o que entra no cardápio ajuda a dar mais disposição e energia para o organismo, contribui para uma melhor qualidade de vida e ainda pode agregar nutrientes importantes.Há alguns alimentos conhecidos por conterem propriedades funcionais, pois, quando consumidos dentro de uma alimentação equilibrada, fornecem ao organismo compostos bioativos, nutrientes ou não-nutrientes, que têm efeito benéfico para a nossa saúde.

Um exemplo é a proteína da soja. De acordo com a ANVISA, o consumo diário de, no mínimo, 25 g de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol.

Segundo a nutricionista Lara Natacci, da DietNet, “para que os benefícios dos alimentos que tenham alguma propriedade funcional sejam alcançados de maneira eficaz, é preciso que seu consumo seja realizado de forma regular como parte de uma alimentação equilibrada”, explica.

Pensando em estimular hábitos saudáveis, a nutricionista listou cinco dicas de como incluir mais opções nutritivas no seu dia a dia. Confira!

Comece bem o dia!
O primeiro passo para ter uma alimentação equilibrada é reservar um tempinho para tomar um café da manhã, que ajuda a dar pique para todas as atividades do dia. Uma opção balanceada e nutritiva é combinar a aveia, que tem fibras chamadas de beta-glucanas, com bebida à base de soja e uma fruta picada.

Coma frutas!
Incluir frutas práticas na sua rotina, como maçãs, bananas e uvas garante uma boa oferta de nutrientes para o corpo. Deixá-las lavadas e já embaladas na geladeira pode facilitar nos dias mais corridos! Aproveite para variar e incluir aquelas que têm cor vermelho escuro, como o morango e a amora, que contêm antioxidantes chamados de antocianinas.

Deixe seu prato colorido!
Preencha boa parte do seu prato com verduras e legumes, sempre buscando variedade nas cores. Os vegetais verdes escuros, como brócolis e espinafre, contém ferro, enquanto os de cor alaranjada possuem carotenoides, que são convertidos no intestino para vitamina A. Esses dois nutrientes são importantes e devem estar sempre presentes no seu prato!

Evite a monotonia!
Durante a semana, varie entre carne bovina, frango e peixes. Entre as leguminosas, não fique só no feijão: lentilhas, grão de bico e soja são bem-vindos!

Hidrate-se!
Beber água é muito importante, mas para fugir da rotina inclua também sucos naturais e chás.

 

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie em Nossas Pesquisas

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA