Onde encontramos a sabedoria? - Portal CM7 - Notícias de Manaus e Amazonas


Onde encontramos a sabedoria?

Artigo do colunista José de Arimateia.

Postado por José Arimateia - 09/12/2017 12:31    

De acordo com Jó 28:13-14. “O homem não conhece o valor da sabedoria, e nem ela se acha na terra dos viventes. O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo”.

Se o homem não conhece o valor da sabedoria, então como explicar a difusão de tantos conceitos relacionados a ela?  o que de fato pode se entender e explicar sobre esses valores?

A corrida para entender a origem do universo, o estudo de Deus e dos homens, tem sido palco de muitas discussões filosóficas e teológicas , tais discussões persistem em permanecer vivas nos dias atuais, parece que muitas indagações não tiveram respostas contundentes e satisfatórias, mais quais as razões de tantas dúvidas e disputas?

Dan Brown diz que consciência coletiva substituirá Deus, ele disse que “a humanidade não precisa mais de Deus, mas pode desenvolver uma nova forma de consciência coletiva, com a ajuda da inteligência artificial, que cumpriria a função da religião”.

As pessoas buscam repostas para as mais diversas indagações, líderes políticos criam novas ideologias, ou maquiam aqueles que existiram em séculos passados. Uns tentam encontrar a sabedoria nas mais diversas faces do materialismo, outros no politeísmo, uns são mais céticos, outros mais humanistas e outros mais religiosos.

O fato é que, muitas teorias surgem de conceitos filosóficos, objetivando limitar o ser humano dentro de suas concepções intrínsecas, com isso, não compreendem e nem aceitam que a verdadeira sabedoria vem de Deus, pois o homem, sem esse atributo proveniente dEle, é como um navio sem bússola.

Não quero com isso desprezar a boa filosofia, pois essa ciência é benéfica quando aplicada corretamente no sentido de ajudar ao ser humano pensar melhor a cerca da própria existência, bem como, de nossas responsabilidades para com o criador, e com o próximo.

Para Agostinho de Hipona, “a sabedoria estaria mais associada ao conhecimento da eterna e imutável verdade procedente da mente de Deus”.

Em termos etimológicos, a sabedoria está associada à arte de ser bem sucedido, de formar um plano sensato para alcançar os resultados desejados, utilizando de forma querente as faculdades mentais para decifrar corretamente o certo do errado.

Para J.D.Douglas, a sabedoria no seu sentido mais completo como algo que, “pertence exclusivamente a  Deus. Sua sabedoria consiste não apenas em conhecimento completo acerca de todos os aspectos da vida, mas também consiste de seu irresistível cumprimento daquilo que ele tem em mente”.

Em um caso concreto a Bíblia define sabedoria como sendo inspirada por Deus para saber julgar ou discernir corretamente. Prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão. Conhecimento justo das coisas.

A sabedoria é uma dádiva inestimável de Deus. Em Provérbios 16:16 Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro, e mais excelente adquirir a prudência do que a prata! Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus.

Se você conhece a Deus, então você tem compreensão das coisas. A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa. Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as consequências.

Quando seguimos os parâmetros da sabedoria, somos capacitados a gerir corretamente os processos e desafios do dia a dia. Principalmente aqueles que exigem de nós uma tomada de decisão de difícil resolução.

A Bíblia explica que ser sábio é temer a Deus, porque toda sabedoria vem de Deus. Quem respeita a Deus e procura fazer Sua vontade encontrará sabedoria. Os mandamentos de Deus são sábios e nos ajudam a viver da melhor maneira.

Temer a Deus não significa ter medo de Deus, obedecendo por medo de Seu castigo. O temor de Deus consiste em respeitá-lo em todos os sentidos, esse profundo respeito e amor nos leva a obedecer aos Seus mandamentos.

Não obedecer a Deus é insensato, porque somente Deus sabe o que é melhor para nós, portanto, tenhamos sabedoria obedecendo a Deus deliberadamente, pois só assim, alcançaremos os objetivos perfeitos.

 

José de Arimateia Viana

  • Escritor e Palestrante
  • Bacharel e Mestre em Teologia
  • Administração em Recursos Humanos

Contatos: 92-993408870 E-mail: moreiragsm@yahoo.com.br

Deixe seu comentário no www.portalcm7.com

   

 

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie nas Últimas Notícias
 
Aplicativo da Rádio CM7