Artigo: Israel, 70 anos de história - Portal CM7 - Notícias de Manaus e Amazonas

Adsense Responsivo

Artigo: Israel, 70 anos de história

Postado por José Arimateia - 21/05/2018 12:47    

Israel é um país do tamanho equivalente ao estado de Sergipe, e completou 70 anos em 14 de maio de 2018. É um país novo, se comparado aos outros, mas já nasceu com grande relevância no cenário mundial, pois trata-se de um país rico em religião, ciência, arte e vários outros elementos culturais.

É um país pequeno quanto às suas dimensões geográficas, entretanto cumpre um papel de suma importância no mundo. Exporta talentos para diversos países, domina uma boa parte da economia global, possui o exército mais bem treinado do mundo e com um sistema de defesa impenetrável.

Ao longo de toda sua história, os israelenses sofreram os mais duros reveses, como, por exemplo, a escravidão no Egito, exílio babilônico, invasão romana e perseguições nazistas. Mesmo assim resistiram bravamente por suas vidas e permaneceram atuantes na luta pela unificação do Estado de Israel, enquanto nações e impérios, que tecnicamente eram mais poderosos e ricos, sucumbiram ou desapareceram sem deixar qualquer rastro.

Essa é a saga de um povo batalhador e sobrevivente, que nenhum outro da terra pode se comparar. Envolto num profundo segredo divino, esse povo figura entre os inquietantes mistérios do processo de evolução histórica, Deus tem se manifestado aos israelitas, e esta é a razão da sua sobrevivência inicial e contínua existência, pois nem as perseguições durante séculos, puderam impedir que se reerguessem novamente como uma nação forte.

Depois de quase 2000 anos da última destruição sobre a nação israelense e a consequente dispersão de seu povo por todo o mundo. Israel está de volta à terra que Deus lhe concedeu há mais de 4000 anos. É uma grande restauração na história da humanidade, pois, em cumprimento às profecias, Deus mostrou seu incontestável poder, estendendo suas bênçãos sobre o povo de Israel.

Por séculos, muitos exércitos tentaram oprimir com suas forças a nação judaica, objetivando o seu extermínio, entretanto, nenhum desses obteve êxito, o que fica nítido ser o Deus de Israel o principal defensor do seu povo, contudo, muitos farão outras tentativas e, mais uma vez, amargarão derrota por intervenção divina.

“Eis que farei de Jerusalém um cálice de tontear para todos os povos em redor. Naquele dia farei de Jerusalém uma pedra pesada para todas as nações. Ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém.” (Zc 12.2,3; 14.2).

O exército que insistir em dominar a capital de Israel, sofrerá consequências desastrosas, como aconteceu na guerra dos seis dias em 1967, na ocasião, quatro nações árabes se reuniram¬ (Síria, Egito, Jordânia e Iraque), para tentar eliminar o recém-criado Estado de Israel, mas foram surpreendidos pelo forte exército israelense, que milagrosamente venceu uma batalha aparentemente perdida.

Israel possui um legado espiritual incomparável, pois Deus escolheu Abraão e fez de sua descendência uma grande nação assim, graças aos povos de Israel, foi possível o acesso às escrituras sagradas e, por intermédio destes oráculos, ficou conhecido o caminho que conduz a vida eterna.

Os juízes de Israel foram pessoas escolhidas por Deus e especialmente dotadas para liderar os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó. Esse sistema ficou conhecido como “o período dos juízes“. Em seguida, veio o período da monarquia, tendo como primeiro governante, o rei Saul, esse foi sucedido pelo rei Davi, e, depois dele, seus descendentes, que receberam o cetro governamental em cumprimento à palavra profética, enviada por Deus, por meio do profeta Natã, que diz: “Quanto a você, sua dinastia e seu reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre”. (2 Sm 7:16).

Tendo isso em vista, eliminá-los está fora de cogitação, em face de que o próprio Deus o guarda com seu grande poder, pois escolheu Israel como seu filho primogênito desde o princípio, dando à nação o seu próprio nome (El = Deus).

Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie nas Últimas Notícias
 
Aplicativo da Rádio CM7