Brasília Amapá |
Manaus

Lua de Plutão ‘rasgou’ sua superfície como o ‘Hulk’ e suas roupas

Compartilhe

RIO – Quando enfurecido, o pacato personagem Bruce Banner vira o Incrível Hulk, um enorme monstro verde superforte, rasgando e deixando em frangalhos as roupas durante a transformação. E os cientistas agora acreditam que algo parecido aconteceu com Caronte, a grande lua de Plutão. Imagens da sonda New Horizons, da Nasa, que sobrevoou o hoje planeta-anão e seu sistema de satélites em julho do ano passado, mostram formações geológicas da lua que indicam que ela enfrentou um poderoso processo de ruptura da sua superfície após formada.

Coberta primariamente de gelo de água, a superfície de Caronte vista pela sonda é caracterizada por enormes falhas tectônicas, com fendas, escarpas e vales que alcançam mais de 6,5 quilômetros de profundidade. Segundo os cientistas, essa paisagem sugere que a lua se expandiu de alguma forma no passado, provocando estas fraturas.

Diante disso, os especialistas suspeitam que as falhas foram causadas por um antigo oceano que se formou sob a superfície congelada de Caronte e depois congelou também. Eles acreditam que, quando a lua era jovem, a água sob a superfície foi mantida em estado líquido pelo lento decaimento de elementos radioativos, assim como pelo calor interno remanescente do próprio processo de formação de Caronte. Mas, à medida que a lua esfriou, esse oceano acabou por congelar também, se expandindo (como a água normalmente faz quando vira gelo) e “empurrando” a superfície para criar os gigantescos abismos que vemos hoje.

Em imagem de Caronte divulgada pela Nasa, os cientistas apontam como exemplo disso o informalmente batizado como Abismo da Serenidade, parte de um vasto cinturão de falhas no satélite de Plutão. Essa formação geológica é uma das maiores do tipo já vistas no Sistema Solar, se estendendo por mais de 1,8 mil quilômetros e alcançando até 7,5 quilômetros de profundidade. A título de comparação, o Grand Canyon, na Terra, tem 446 quilômetros de extensão e pouco mais de 1,6 quilômetro de profundidade máxima. A imagem foi captada pela New Horizons quando ela estava a cerca de 78,7 mil quilômetros de Caronte, aproximadamente uma hora e 40 minutos antes do ponto de maior aproximação da sonda da lua no dia 14 de julho de 2015.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7