Brasília Amapá |
Manaus

Astrônomos descobrem mudanças inesperadas em ponto brilhante em Ceres

Compartilhe

RIO — O planeta-anão Ceres, localizado no cinturão de astroides entre Marte e Júpiter, é conhecido por ter misteriosos pontos brilhantes em sua superfície. Agora, astrônomos do Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) descobriram mudanças inesperadas nessas regiões. O espectrógrafo do Observatório La Silla, no Chile, captou variações além da rotação do astro, como o aumento do brilho durante o dia, o que sugere que o material seja volátil e evapore com o calor.

— O resultado foi uma surpresa — disse Antonino Lanza, do Observatório Astrofísico de Catânia e coautor do estudo. — Nós realmente encontramos mudanças esperadas no espectro pela rotação de Ceres, mas com outras consideráveis de noite a noite.

Os pontos brilhantes em Ceres foram descobertos pela sonda espacial Dawn, da Nasa, que orbita o pequeno planeta há mais de um ano e realizou o mapeamento de sua superfície. Eles sugerem que o planeta-anão seja muito mais ativo que os asteroides que o rodeiam. O maior desses pontos brilhantes está localizado na cratera batizada como Occator.

Com o espectrógrafo, astrônomos observaram o movimento natural do ponto brilhante, pela rotação de Ceres em torno de seu eixo, mas também encontraram variações inesperadas em seu brilho durante o dia e entre as noites. Para a primeira, os pesquisadores especulam que a explicação seja a composição do material desses pontos brilhantes. Ele deve ser volátil o suficiente para evaporar com radiação solar, criando uma névoa que reflete a luz do Sol. Com a chegada da noite, essa névoa rapidamente desaparece com o resfriamento. Este efeito, no entanto, muda de noite a noite, abrindo espaço para outros padrões aleatórios ainda desconhecidos.

Apesar de ser relativamente isolado, Ceres parece ser bastante ativo internamente. O planeta-anão é conhecido por ser rico em água, mas não está claro se isso tem alguma relação com os pontos brilhantes. A fonte de energia para esse vazamento de material da superfície também é desconhecido.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7