Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Artigo: A apologia ao crime em redes sociais

Compartilhe

Ultimamente nas redes diversas sociais vemos que algumas pessoas utilizam dos aplicativos para realizarem apologias a diversos tipos de crimes, como por exemplo: Fotografias com siglas de facções criminosas, com criminosos procurados, preconceitos diversos, tráfico e uso de drogas proibidas, dentre outros. Alguns usuários na internet, nem imaginam que também podem se comprometer e envolver no crime de quem posta, pelo simples fato de publicar comentários de apoio, por tal motivo pode vir a responder um processo criminal com pena prevista por detenção de três a seis meses, ou multa.

Citando um caso, em determinado momento em uma antiga redes social, houve uma enorme apologia a um criminoso que matou 12 crianças em uma escola em Realengo, no Rio de Janeiro (Caso Wellington Menezes), algumas pessoas tiveram que prestar contas á Justiça por seus comentários e postagens.

Esse crime está ficando bastante comum no Brasil, os temas de apologia ao crime são variados: De uso de drogas leves á pesadas, preconceitos contra gordos, magros, altos, baixos, nortistas, sulistas, negros, brancos, árabes, judeus, exploração de conteúdo claramente pedófilo, incestuoso, violência contra minorias étnicas, religiosos, orientação política, sexual, classe social e até mesmo contra crianças, um verdadeiro show de horrores com pouca punição aos culpados.

Só para esclarecer, atualmente, postar a foto de uma arma de fogo, ou, exibição de foto portando arma, não é considerado crime, a não ser que a postagem esteja relacionada com um outro crime.

Na grande maioria os criminosos, utilizam-se de perfis falsos, e, estão sempre ligados a várias outras comunidades com pensamentos semelhantes aos seus. O grande problema com relação a esse crime é a sua pena, visto que, conforme artigo 287 do Código Penal, a pena é de detenção, ou seja, não há prisão em um regime fechado e ficando o enquadramento apenas nos regimes semi-aberto ou aberto, dependendo do caso.

As redes sociais podem ser viciante, causam ansiedade, dependência, irritabilidade, falta de autocontrole, mas,  apesar disso, as pessoas precisam ter noção do que estão postando, e ter conhecimento legal de consequências, pois, esse “descuido de postagem” pode ocasionar um dever de indenizar e ainda um processo criminal com detenção.


Siga-nos no Google News Portal CM7