Artigo-Evasão escolar nas comunidades - Portal CM7

Adsense Responsivo

Artigo-Evasão escolar nas comunidades

8 de junho de 2018 0 por Heverson Vieira

Artigo-Evasão escolar nas comunidades

É sabido por todos, o total abandono dos bairros nas áreas periféricas da capital amazonense. E, claro, todos que fazem moradia nessas áreas sofrem com a falta de tudo que a vida precisa para que haja bem estar e qualidade de vida. A educação é um dos pilares na administração pública, um desafio, digamos, para os “Senhores do
poder”. Será que podemos falar em futuro constatando altos índices de abandono escolar? E o que falar de nossos mestres (professores), são eles que qualificam e garantem o processo do saber, despertando promissoras vocações profissionais.

Muito se tem a fazer e avançar nas melhorias de infraestrutura e saneamento básico na periferia de Manaus, se cobram impostos é justo que o povo seja usufrutuário do mesmo. O que não pode acontecer, é os gestores deixarem de cumprir suas obrigações com a cidade e com a população, seja na área urbana ou rural. Chega ser
frustrante, em pleno século XXI uma cidade com recorrentes problemas estruturais em todos os sentidos. A impressão que sem tem, é que nada evoluiu, nem mesmo a forma de gerir os recursos destinados a melhoria e qualidade de vida de todos.

A sociologia aponta em seus diversos conceitos a desigualdade social, fator principal para o “Fracasso escolar”. Em um piscar de olhos, mais uma carteira vazia, menos um aluno em sala de aula. E o que fazer para mudar essa realidade? Inúmeros são os motivos que colaboram com o abandono do ensino, as estatísticas são assustadoras, e em larga escala das etapas educacionais, crianças, jovens e adultos, desistem de estudar por força da precariedade das escolas, falta de professores, políticas públicas que, pelo menos, possam diminuir, ou mesmo, combater as diferenças, os obstáculos.

Que se faça valer as diretrizes da educação! Não é difícil justificar, viver a era da tecnologia e da informação instantânea, que veio para dar celeridade e uma ampla plataforma no ensino, quando o poder público é omisso no cumprimento dos seus deveres e obrigações.

O professor tem papel importantíssimo e decisivo no combate a evasão, a maneira de ensinar e o convívio estabelecido por eles, criará um ambiente sadio e prazeroso, para que haja melhor atenção e compreensão do aluno. A valorização desses profissionais é muito importante, pois influencia diretamente, não só em suas próprias vida, bem como, na formação de um bom cidadão. Nossos educadores merecem nosso total respeito, é na escola que os sonhos vão tomando forma e a vida segue ganhando outros rumos.

Por fim, fortalecer as bases, propor melhorias, colocar o ser humano com igualdade de valores, enfrentar os desafios cotidianos, cada um fazendo a sua parte, ao final, todos vão colher frutos e contar histórias vitoriosas.

Artigo: Colunista Heverson Vieira