Somos todos um - Portal CM7
 
Manaus, 07 de janeiro 25 ºC Alguns chuviscos
Mercado financeiro
Dólar R$ 3,2336 -0,01%
Euro R$ 3,8857 -0,45%
 
 
Home / Colunas / A Vida e Suas Relações / Somos todos um

Somos todos um

Artigo do colunista Jhones Silveira Filho.

Da redação | 13/12/2017 08:53

Foto: Reprodução

Bom dia gente, como você está? Alegria e gratidão em está novamente com vocês.

Estamos no mês das festas, dezembro. Para muitos o melhor mês do ano, para outros é um mês como outro qualquer. Uns gostam por causa da comida, outros adoram ver a família reunida ao redor da mesa. Seja qual for o motivo de se alegrar nessa época, sem dúvida esse é o mês onde as pessoas estão mais unidas ou pelo menos poderiam estar, é o mês de UBUNTU.

Você sabe o que significa Ubuntu? É uma antiga palavra africana existente nas línguas zulu e xhosa, faladas na África do Sul, que expressa um conceito moral, uma filosofia de vida que se opõe totalmente ao narcisismo e ao individualismo que são tão comuns nos dias de hoje. Essa palavra tem um significado de solidariedade, cooperação, acolhimento, generosidade, bem estar comum, união de todos para o bem de um, logo uma sociedade que seja sustentada por esses pilares é uma sociedade que tem como essência a filosofia ubuntu.

Nessa época de Natal, essa filosofia de vida dar o ar da sua graça, mesmo que muito pouco. Em dezembro começamos a ver pessoas se importando com outras, alimentos sendo distribuídos aos necessitados, palavras de amor sendo ditas, amizades sendo refeitas, mas a pergunta que não sai da minha cabeça é, porque a maioria das pessoas são assim apenas em Dezembro?

A primeira resposta que me vem é que nós como seres humanos, que necessitamos estar sempre em comunidade, temos o desejo de ter atitudes boas como essas sempre. Em nós tem uma essência de amor e compaixão que muitas vezes é suprimida pela competição de sobrevivência que o meio nos impõe, mas que no nosso coração pulsa a necessidade de termos um ubuntu dentro de nós. Eu realmente acredito nisso. Eu realmente acredito nas pessoas. Eu realmente acredito em você.

Podemos dizer que ubuntu é um sistema de crenças positivas, que tem como base o amor ao próximo, sabendo que o bem do outro causa um grande bem a você mesmo. Do ponto de vista político, o ubuntu é usado para enfatizar a necessidade de consenso na tomada de decisões. É a síntese de um provérbio da África do Sul que diz “uma pessoa é uma pessoa por causa das outras pessoas”.

Uma sociedade sustentada por pilares de respeito e solidariedade faz parte dessa essência ubuntu. Talvez ubuntu seja o espaço que está em aberto no seu coração. Afinal, sempre que temos atitudes que expressam o ubuntu é incrível como quem sai mais satisfeito somos nós mesmos. Então você consegue imaginar se todos os dias e todas nossas atitudes fossem solidárias? Você imagina o quanto todos seriam mais felizes?

Ontem eu ouvi uma história que acontece muito nessa época de festas e me lembrou o ubuntu:

Alguns anos atrás, em uma turma da 1º série, nessa mesma época de Natal, a professora organizou um amigo oculto entre os estudantes. Todos estavam super animados para saberem quem seriam seus amigos presenteados. Ao retirar o papel, Sidney ficou extremamente feliz, pois havia tirado o nome do seu melhor amigo. Ao chegar em casa, correu até seu pai e pediu para que comprasse o perfume que ele mais gostava, um perfume caro por sinal, mas era esse que ele fazia questão de dar ao seu amigo. No dia da troca de presentes, o Sidney fez questão de ser o primeiro a entregar o presente, chamou seu melhor amigo até a frente e entregou o valioso perfume. Sidney ficou super feliz ao ver a reação do seu amigo ao receber o presente, os olhos do amigo brilhavam e aquilo tornou a amizade deles ainda mais forte. Pouco tempo depois, ainda sorridente em ver seu amigo feliz, Sidney foi chamado a frente para receber seu presente de sua amiga. Ao receber uma sacolinha com 4 chocolates prestígio ficou revoltado, chorou e se recusava a receber apenas a sacola com chocolates.

Chegando em casa, ainda triste, contou ao seu pai o absurdo que havia acontecido. Ao ouvir toda a história, sabiamente seu pai lhe disse: “Filho, você lembra a reação do seu melhor amigo quando recebeu o presente de você? Ele ficou super feliz e isso também te deixou feliz ne? Agora me diga, como foi a reação da sua amiguinha ao ver você triste com o presente que ela deu para você? Ele ficou triste também né? Meu filho, o importante não é o que você recebe, é o que você causa no coração das pessoas com as suas atitudes.”

E você, o que tem causado nas pessoas com as suas atitudes? Você tem sido um praticante da filosofia ubuntu?

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer, que você é aquilo que você espalha e não aquilo que você recebe.

Que esses dias sejam apenas mais alguns dias em que você vai demonstrar e espalhar tudo de bom que tem dentro de você. Pode ter certeza que fazendo isso você vai dar valor A vida e Suas relações. Grande abraço.

Jhones Silveira, Master Coach, Hipnoterapeuta Ericksoniano, formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching.

Palestra: PLANEJANDO MINHAS CONQUISTAS DE 2018 (23/12/17)

Redes Sociais:

Instagram: @avidaesuasrelacoes

Facebook: avidaesuasrelacoes

Instagram pessoal: silveira_jhones

ou deixe seu comentário no www.portalcm7.com

Contato para palestras: (92) 98136-0050

{{post.date}}

 


Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie nas Últimas Notícias

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA

  Colunistas

 

  Últimas Notícias