Artigo: 4 Necessidades básicas do ser humano - Parte I - Portal CM7
 
Adsense Responsivo
Manaus, 20 de abril 25 ºC Tempestades
Mercado financeiro
DólarR$ 3,3915 0,34%
EuroR$ 4,1762 -0,21%
 
 
Home / Colunas / A Vida e Suas Relações / Artigo: 4 Necessidades básicas do ser humano – Parte I

Artigo: 4 Necessidades básicas do ser humano – Parte I

Artigo do colunista Jhones Silveira Filho.

Postado por Jhones Silveira | 15/12/2017 10:53

Foto: Reprodução

Olá, tudo bem com você? Como foi sua semana? Já que chegou até aqui, tenho certeza que foi de vitórias e aprendizados.

Sempre temos assuntos interessantes por aqui e hoje não será diferente. Nos próximos quatro textos vou te contar as quatro necessidades básicas de todo o ser humano e o melhor é que você pode suprir essas necessidades com atitudes simples e, se você fizer, todas as pessoas amarão estar perto de você. Preparado? Então lá vai a primeira…

Talvez você já tenha percebido que todas as pessoas amam ser ouvidas. Sim, isso é a primeira necessidade básica de qualquer ser humano. Mas não é apenas ser ouvido, é bem mais profundo que isso. A necessidade de todas as pessoas é serem ouvidos na essência.

O ouvir na essência é mais do que dedicar tempo para que o outro fale, é ter uma atitude aberta, quase intuitiva. Nosso ato de ouvir na essência deve colocar em prática nosso lado detetive intuitivo para perceber além do que está sendo dito. Essa capacidade é acionada pela verdadeira intenção de ajudar a pessoa que está falando, pois cria a sinergia de fazer essa conversar gerar cura e aprendizado.

Por outro lado, ser ouvido na essência nos leva não só a nos conhecermos melhor, como também ativa processos de autocura. Todos temos a necessidade de ter alguém com quem compartilhar e de sermos verdadeiramente ouvidos, respeitados, entendidos, acolhidos e principalmente não julgados. Ser ouvido na essência significa ser ouvido sem preconceito ou julgamentos.

Contar com alguém que realmente sinta e preste atenção no que é dito é algo muito raro e valioso. As pessoas que o fazem conseguem alcançar e tocar o fundo de nossas almas e assim, criam uma relação de confiança recíproca.

O maior desafio no ato de ouvir na essência está em ouvir aquilo que não foi dito, mas que a pessoa demonstra no tom de voz, nos gestos e no olhar. A realidade é que ninguém consegue ouvir na essência se realmente não tiver a intenção de ajudar a outra pessoa, pois para sentir e ouvir tudo isso é necessário o foco total naquilo que está sendo dito. E convenhamos, existe uma quantidade absurda de pessoas que não conseguem expressar o que realmente sentem. Muitas vezes por desconhecer seus reais sentimentos, outras vezes por vergonha e outras até por falta de confiança na pessoa que está ouvindo. Mas uma coisa é certa, se você conseguir ouvir a outra pessoa da forma como ela precisa ser ouvida, você será um canal de cura e amor. E quando eu falo em ouvir na essência, não estou falando em ficar calado o tempo todo pois muitas vezes para gerar reflexão vai ser necessário fazer perguntas, ou seja, criar um diálogo.

Então na próxima vez que alguém chegar para conversar com você e demonstrar estar passando por problemas, saiba que você ajudará muito ouvindo na essência.
Infelizmente hoje em dia temos muitas conversas, mas poucas comunicações reais. Muito é falado, mas pouco é entendido. E hoje quero lhe desafiar a entender o que as pessoas ao seu redor sentem, mesmo que elas falem pouco. Basta que você ouça o que não é dito, ouça o grito interno.

Lembro uma das vezes que fui ouvido na essência, lembro o quanto me assustei quando percebi o que eu estava falando. Lembro que eu media todas as minhas palavras para não entregar meus reais sentimentos e vergonhas, mas com o tempo percebi que não adiantava nada esconder algo e escolher as palavras, porque eu estava enganando somente a mim mesmo, pois a pessoa que estava falando comigo (o meu Coach) estava sentindo que eu não estava sendo tão sincero quanto eu devia. No primeiro momento, eu estava me sentindo incomodado porque não queria expor minhas atitudes e pensamentos obscuros, mas com o tempo eu já estava chorando de tanto alívio por me ver livre de um peso enorme e com isso comecei a ver que eu estava tendo a oportunidade de resolver tudo que eu precisava, sem fingir nada. Foi maravilhoso, libertador e curador.

Espero que esse texto tenha te influenciado dar ainda mais valor ao que os outros falam, pois assim como você, elas também querem ser ouvidas na essência. Colocando isso em prática você estará dando ainda mais valor A Vida e Suas Relações.

Jhones Silveira, Master Coach, Hipnoterapeuta Ericksoniano, formado pelo Instituto Brasileiro de Coaching.
Palestra: PLANEJANDO MINHAS CONQUISTAS DE 2018 (23/12/17)
Redes Sociais:
Instagram: @avidaesuasrelacoes
Facebook: avidaesuasrelacoes
Instagram pessoal: silveira_jhones
Contato para palestras: (92) 98136-0050

{{post.date}}

 


Anuncie em Nossas Pesquisas
Anuncie nas Últimas Notícias

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA

Yet Go

Subindo e descendo do salto

{{post.date}}

 

Banner 4PoderAm
Aplicativo Portal CM7

  Últimas Notícias


Banner SuperViva
4PoderAM

 
 
Aplicativo da Rádio CM7