O Natal do Abraço – conceito que vai direcionar a ornamentação visual da cidade e será o sentimento imprimido, por meio de ações de solidariedade e de amor ao próximo, em todas as ações natalinas do município – entregou no último sábado, 25/11, mais um elemento para iluminar o Natal da cidade. A árvore de Natal da Cidade Nova, localizada na confluência entre as avenidas Torquato Tapajós e Max Teixeira, zona Norte, teve as luzes natalinas acesas às 18h.

A campanha de Natal da prefeitura neste ano será coordenada pelo Fundo Manaus Solidária (FMS) e foi lançada, oficialmente, no dia 15/11, com o acendimento da Árvore de Natal na praça da Matriz, Centro, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto e pela primeira-dama e presidente do FMS, Elisabeth Valeiko.

Além da sustentabilidade, o Natal do Abraço quer fazer aflorar na população da cidade o sentimento de solidariedade, amor ao próximo e de ajuda a pessoas em condições de vulnerabilidade social. De acordo com a primeira-dama e presidente do FMS, Elisabeth Valeiko, a ideia de espalhar o bem, por meio de ações e gestos concretos, tem o objetivo de minimizar condições adversas entre os mais necessitados e de dar atenção e carinho a quem é carente disso também.

“O manauara é solidário em sua essência, mas muitas vezes não sabe como ajudar, não sabe como fazer chegar a quem precisa o seu ato solidário e nós queremos fazer esse intermédio, queremos ser esse facilitador. Ser solidário vai muito além disso também, é um gesto de carinho, uma palavra amiga e um abraço que acolhe. Nosso sentimento é o de incentivar essas práticas de amor. Tenho certeza de que o nosso Natal do Abraço vai cativar muitas pessoas”, afirmou.

Idealizada pela artista visual, Rosa dos Anjos, a árvore de Natal possui 13 metros de altura e foi confeccionada com garrafas pet arrecadadas em cooperativas de catadores e em núcleos menores existentes em bairros da cidade. De acordo com ela, mais de 55 mil garrafas pet foram utilizadas na árvore que será ornamentada também com laços, anjos, bolas, luzes e outros enfeites que remetam ao clima natalino.

“O conceito da árvore é o bem estar, a sustentabilidade e a economia criativa. Tudo isso passa pelo conceito do Natal do Abraço, afinal nós abraçamos a nossa cidade quando evitamos que tamanha quantidade de plástico seja depositado nos nossos igarapés, quando promovemos a economia através do artesanato e quando nossa matéria-prima nos direciona para a sustentabilidade. Fico muito feliz em participar do Natal do Abraço com uma bandeira que defendo a minha vida toda, a da sustentabilidade”, disse.

No próximo dia 30 será entregue a Árvore de Natal da Bola do Produtor e no dia 02/12 a Árvore de Natal da Ponta Negra.

Texto: Michele Gouvêa

Fotos: Karla Vieira/Fundo Manaus Solidária (FMS)