Brasília Amapá |
Manaus

Procon interdita pastelarias no Rio Comprido e na Baixada

Compartilhe

RIO – O Procon Estadual, em operação conjunta com o Ministério do Trabalho, Polícia Federal e a Defensoria Pública da União fiscalizou, nesta terça-feira, estabelecimentos comerciais em bairros da Zona Norte e Centro do Rio, além de Belford Roxo e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Das seis pastelarias vistoriadas, duas foram interditadas pela autarquia. Em todas elas haviam irregularidades.

Um dos estabelecimentos interditados pelo Procon-RJ foi a Pastelaria Dong, localizada na Rua da Estrela, 109, no Rio Comprido. Os fiscais encontraram quatro botijões de gás em estoque e um em uso, mas não havia certificado do Corpo de Bombeiros que autorizasse a utilização. Por isso, a saída de gás foi interditada e os fisicais determinaram a retirada imediata dos botijões. Havia também gatos na cozinha e a área tinha ração espalhada no chão, além de acúmulo de gordura e de pelo de gato. A geladeira não tinha porta, as janelas estavam sem tela e estavam expostos a insetos cerca de 30kg de alimentos, entre massa de coxinha, macarrão instantâneo e frango desfiado. A comida estava guardada em panelas que estavam em contato direto com o chão. Outros 12kg de alimentos, entre peixes e carnes, estavam sem especificação de seu prazo de validade. Cerca de 45 litros de refresco foram descartados, pois o filtro de água não possuía data de troca e não havia certificado de potabilidade da água.

O outro estabelecimento interditado pela autarquia foi a Vitória Zhang Pastelaria, localizada na Av. José Mariano dos Passos, 170, em Belford Roxo. Não foram apresentados aos fiscais o alvará de funcionamento, o Livro de Reclamações, nem os certificados do Corpo de Bombeiros, da potabilidade da água e de dedetização. Um botijão de gás foi encontrado em uso. Como isso não é autorizado pelo Corpo de Bombeiros, sua retirada foi determinada, sob pena de crime de desobediência, caso não acatassem a ordem. Lá também havia cerca de 2kg de produtos que estavam armazenados no chão sem especificação de seu vencimento, segundo informações da assessoria de imprensa do Procon.

Em Nova Iguaçu, a Pastelaria Tan Qing Hong, localizada na Rua Cameron, 16, em Miguel Couto, foi autuada por armazenagem de produtos sem especificação da data de seu vencimento e de cinco botijões de gás na área interna, mesmo com o Laudo de Exigências proibindo sua utilização. Foi determinada a retirada imediata dos botijões e o bico de gás da cozinha foi interditado. Os agentes encontraram frango armazenado em contato direto com o chão e descongelando sob o sol.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7