Brasília Amapá |
Manaus

Prefeitura recorre de interdição total de ciclovia Tim Maia

Compartilhe

RIO — A Prefeitura do Rio entrou nesta segunda-feira (9) com um recurso no Tribunal de Justiça do Rio contra o fechamento total da ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer. A informação é do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ). Até 18h de ontem, a petição não havia sido apreciada. Na última sexta-feira, o juiz Marcelo Martins Evaristo da Silva, da 9ª Vara de Fazenda Pública da Capital determinou que, por motivos de segurança, a pista, que vai do Leblon a São Conrado, fosse totalmente interditada. No dia 21 de abril, parte da via desabou após uma onda atingir a construção, causando a morte de duas pessoas que passavam no local

Na liminar da última sexta-feira, o magistrado definiu que a medida vale até que seja juntado aos autos do processo o laudo que comprova a inexistência de risco de desabamento em outros pontos da pista. A multa fixada para casos de descumprimento foi de R$ 5 mil diários. O TJ não informou, entretanto, se a prefeitura foi multada por não ter respeitado a determinação no último fim de semana.

No sábado, O GLOBO constatou que, desrespeitando a ordem judicicial, a CET-Rio fechou apenas parte da pista, deixando a faixa voltada para a Avenida Niemeyer aberta. À noite, a CET-Rio chegou a fechar integralmente a pista, mas, segundo frequentadores, voltou atrás novamente depois que moradores invadiram a ciclovia. Já no domingo, a Ciclovia Tim Maia voltou a ter uma faixa reaberta no trecho entre o Vidigal e o Leblon para a circulação de pedestres e ciclistas.

Em nota, a Prefeitura do Rio afirmou que só foi notificada oficialmente da decisão judicial nesta segunda-feira e que iria recorrer da decisão, “esclarecendo à Justiça que parte da ciclovia é também utilizada como via de acesso para a comunidade do Vidigal, e que não há riscos neste trecho”. Nesta noite, no trecho entre Leblon e Vidigal, a pista junto ao mar está interditada, mas a parte da via próxima à Avenida Niemeyer está liberada “para possibilitar o acesso dos moradores”, segundo a nota oficial.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7