Brasília Amapá |
Manaus

Polícia fecha canil clandestino e resgata cães maltratados em Brás de Pina

Compartilhe

RIO — Policiais militares e civis, com a ajuda da ONG Centro de Reabilitação Pata Amiga, fecharam um canil clandestino, nesta quinta-feira, na Rua Piquiri, 59, em Brás de Pina, Zona Norte do Rio. Dezoito cães que estavam no local e sofriam maus-tratos foram resgatados e levados para uma clínica veterinária, na Pavuna. Ninguém foi preso. Uma das responsáveis pela ONG, Chistiane Neri, disse que os animais eram mantidos em gaiolas, sem ração e com água suja:

— Quando a polícia abriu a porta e entramos, eu desabei. Chorei muito ao ver aquela triste realidade. Tinha animais engaiolados, sem água, em canis insalubres, com comida podre, molhados com sua própria urina. Ao ver o olhar deles de medo e sofrimento, doeu na minha alma. Eles foram usados, explorados e muito maltratados. Sofreram demais.

Segundo Chistiane, o dono do canil usava os cachorros — que eram de raça — para procriação e depois vendia os filhotes. Quando algum animal ficava doente, ele o oferecia para a adoção. Foi a partir disso que a dona da ONG chegou ao acusado. Ele postou um anúncio numa rede social, oferecendo um cachorro da raça shih tzu, que estava doente. Chistiane entrou em contato com ele e marcou para ir até sua casa. No entanto, o homem pediu que o encontro fosse em outro local.

Chistiane desconfiou da atitude do rapaz e insistiu para buscar o animal. Após convencê-lo, ela e o marido, Randel Silva, que também é responsável pela ONG, foram até o canil, na quarta-feira, e constataram as irregularidades. O cão entregue pelo homem tinha marcas de queimadura em todo o corpo.

Os donos da ONG registraram a ocorrência na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e na 22ª DP (Penha). Nesta quinta, os agentes fecharam o canil e retiraram os animais, mas o suspeito não foi encontrado. Após serem tratados, os cachorros deverão ser oferecidos para a adoção.

Chistiane faz um apelo:

— Por amor aos bichos, eu imploro, não comprem animais. Amigo não se compra. Adotem!


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7