Brasília Amapá |
Manaus

Operação Lei Seca completa sete anos neste sábado

Compartilhe

RIO — A Operação Lei Seca completa sete anos neste sábado com muitos motivos para comemorar. De acordo com dados divulgados, desde o início da operação, em 2009, houve redução de 30%, em média, no número de motoristas flagrados embriagados em blitzes da operação. O número reflete diretamente nas estatísticas de mortes de trânsito no Estado: passou de 59 por 100 mil veículos, em 2009, para 29 por 100 mil veículos no ano passado.

Para o coordenador da Operação Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade a população está passando por uma mudança de comportamento em relação ao trânsito.

— Há uma mudança significativa de hábitos e de cultura, que já são percebidas e que vem proporcionando que vidas sejam preservadas em todo o estado. Hoje, nós calculamos que o Rio de Janeiro sofreu uma redução de 30% em média no número de motoristas flagrados embriagados em nossas blitzes. Esse é um presente da sociedade fluminense para a Lei Seca — diz tenente-coronel Marco Andrade, coordenador da operação.

A operação também rendeu bons resultados para a segurança pública. Durante as blitzes, foram capturados 134 foragidos da Justiça, 54 armas de fogo foram apreendidas e 127 veículos roubados foram recuperados.

A taxa de feridos em acidentes de trânsito também apresenta queda. Em 2009, 991 pessoas ficaram feridas (taxa por 100 mil veículos). Já em 2015, 653 pessoas ficaram feridas em acidentes de trânsito (taxa por 100 mil veículos).

Uma missa em ação de graças, aberta ao público, na Igreja da Candelária, no Centro do Rio, será celebrada nesta segunda-feira, às 10 horas, para festejar os sete anos da Operação Lei Seca.

NÚMEROS NO INTERIOR

No interior do estado a Operação Lei Seca já abordou mais de 100 mil motoristas ao longo destes sete anos. Nesse período, mais de 11 mil motoristas abordados foram flagrados alcoolizados. O percentual de casos de no interior ultrapassa a média da capital. Enquanto na Região Metropolitana a média mensal é de 5,1%, no interior este número é o dobro, 10,6%.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7