Brasília Amapá |
Manaus

Número de casos de dengue no município do Rio ultrapassa 4.200

Compartilhe

RIO — O número de casos de dengue no município do Rio de Janeiro registrados nos primeiros 74 dias do ano já cresceu 521% em comparação com o mesmo período de 2015. De acordo com os últimos números divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, até agora já foram contabilizados 4.293 casos de dengue na cidade (380 somente entre os dias 1º a 14 de março). Em 2015, nos meses de janeiro, fevereiro e nas primeiras duas semanas de março foram notificados 691 casos.

A região que abrange os bairros de Ramos, Manguinhos, Bonsucesso e Olaria, na Zona Norte do Rio, foi a que registrou mais pessoas com sintomas da doença, segundo o último boletim da prefeitura, com 170 casos.

RECURSOS PARA PESQUISAS SOBRE ZIKA

A Comissão Europeia anunciou, nesta terça-feira, que destinará 10 milhões de euros do programa Horizonte 2020 a pesquisas sobre o vírus zika. A verba vai financiar projetos que investigam a ligação entre o vírus e os casos notificados de malformações cerebrais graves, como a microcefalia, em recém-nascidos.

Os pesquisadores poderão passar, em seguida, à luta contra o vírus zika, incluindo o desenvolvimento de instrumentos de diagnóstico e o ensaio de possíveis tratamentos e vacinas.

– Este financiamento permitirá a realização de investigação sobre a ameaça mundial emergente do vírus zika, que é urgentemente necessário – disse o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.

O ministro da Ciência e da Tecnologia brasileiro, Celso Pansera, afirmou que “a parceria com a União Europeia na investigação sobre o vírus Zika será muito importante para ajudar os investigadores brasileiros a lutar com as doenças epidémicas que afetam o país”.

Os recursos vão complementar outras atividades de investigação atualmente financiadas no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020, que podem ajudar a lutar contra o zika, especialmente o desenvolvimento de vacinas e o controle da propagação dos mosquitos.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7