Brasília Amapá |
Manaus

Linha 4 do metrô vai transportar 300 mil pessoas por dia

Compartilhe

RIO – A Linha 4 do Metrô vai ligar a Ipanema à Barra da Tijuca e promete transportar 300 mil pessoas por dia. Cinco das seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) estão com a inauguração prevista para julho, um mês antes dos Jogos Olímpicos. A viagem entre Ipanema e Barra levará apenas 13 minutos. A estação Gávea não ficará pronta a tempo do evento e deve iniciar a operação somente em 2017.

Na sua primeira visita às obras, em 24 de fevereiro deste ano, o secretário de Estado de Transportes, Rodrigo Vieira, admitiu que os trens não vão operar com plena capacidade e que circularão em horários reduzidos. Segundo ele, haverá um acompanhamento para aumentar o número de passageiros gradualmente.

— Não existe lançamento de linha metroviária com capacidade total. É feita uma curva de crescimento, que estou discutindo com os técnicos. Mas ela abre para operação em julho. Ao longo dos meses, vai atingindo a sua capacidade total. As pessoas vão aprendendo a usar essa linha metroviária, optando por trocar os modais que utilizavam. É assim que funciona o metrô. A gente não abre as portas em um dia já com a capacidade total. É um crescimento, é um aprendizado da população de usar esse sistema — afirmou ele, na ocasião.

Além do atraso na operação, a Linha 4 será inaugurada sem ligação com a Linha 1 (Uruguai – General Osório). Quem afirmou foi o ex-secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, em dezembro de 2015. Segundo ele, os passageiros terão de fazer baldeação em Ipanema por um período de quatro a seis meses, durante a fase de testes. Depois deste período, os trens da Linha 1 também circularão na Linha 4.

ESTAÇÃO MULTIMODAL

A Estação Jardim Oceânico será multimodal, o que significa que terá integração ao BRT e terá três acessos ao terminal do sistema, que também está sendo construído pelo governo do estado, através do Consórcio Construtor Rio Barra (CCRB). Em janeiro, quando ainda ocupava o cargo de secretário de Transportes, Osório anunciou que o governo do estado assinou um protocolo com a prefeitura para integrar o sistema metroviário também às linhas de ônibus municipais.

À época, ele afirmou que o novo modelo deveria começar com a inauguração da Linha 4. No entanto, a integração depende de estudos que estão a cargo do MetroRio e da Rio Ônibus.

Além da construção das estações, a Linha 4 fez algumas alterações estruturais em importantes vias da cidade. A Barra da Tijuca ganhou um Novo Viário, com duas vias elevadas e dois retornos subterrâneos. Segundo o consórcio Linha 4 Sul, as mudanças aumentarão a capacidade viária da Avenida Armando Lombardi, que passará a ter cinco faixas em cada sentido, e deixarão o fluxo das duas vias elevadas livres.

Outra novidade que o bairro ganhou foi a ponte estaiada, que ligará os túneis escavados em rocha à Estação Jardim Oceânico. A estrutura terá 320 metros de comprimento, dois pilares de 72 metros de altura e duas vias, por onde passarão os trens em direção à Barra e no sentido Zona Sul.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7