Brasília Amapá |
Manaus

Beltrame: ‘O que sempre me preocupou é o antes e o depois dos Jogos’

Compartilhe

SÃO PAULO — Após reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e outros secretários de Segurança Pública, o secretário José Mariano Beltrame afirmou estar tranquilo em relação à segurança do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos. De acordo com Beltrame, sua preocupação é com o antes e o depois do evento, uma vez que durante a Olimpíada, o estado contará com apoio dos governos federal, municipal, além de outras agências de segurança.

— O que sempre me preocupou é o antes dos Jogos e o depois dos Jogos. A Olimpíada dura 20 dias e depois vai embora. O cidadão fica. Durante os Jogos, a gente vai contar com um apoio muito grande — afirmou.

A declaração ocorreu após um encontro que definiu a criação de um Núcleo Permanente de Inteligência e Operações para o combate de crimes transnacionais, como o tráfico de drogas, armas e o contrabando. Segundo o Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, a criação era uma ideia sua desde sua passagem pela secretaria de Segurança Pública e não foi acelerada pela morte do narcotraficante Jorge Rafaat, considerado o “rei do tráfico” no Paraguai. Indícios da investigação no país vizinho apontavam para a participação de Jarvis Chimenes Pavão e de uma facção criminosa que atua em São Paulo no crime. Além disso, Moraes anunciou uma medida provisória que será editada pelo presidente interino Michel Temer, e permitirá a seleção de policiais militares há menos de 5 anos fora de serviço para a Força Nacional.

O ministro da Justiça também anunciou que o repasse de R$ 2,9 bilhões do governo federal para o Rio de Janeiro deve ser realizado entre esta sexta e segunda-feira. De acordo com Moraes, como se trata de transferência direta do Ministério do Planejamento, a ajuda financeira ocorreu mais rapidamente.

AMEAÇA DE TERRORISMO

Alexandre de Moraes minimizou a possibilidade de um atentado terrorista durante os Jogos. Segundo o ministro, a Polícia Federal, a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, a Agência Brasileira de Inteligência, o Gabinete de Segurança Institucional e as Forças Armadas realizam o mapeamento de ameaças terroristas.

— A preocupação com o terrorismo é uma preocupação mundial. Não pode jamais ser descartada. Agora, é provável? Hoje não existe essa probabilidade. A possibilidade existe no mundo todo.

(estagiário, com supervisão de Mariana Timóteo da Costa)


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7