Memoria muscular, o que é? Investimento para uma boa qualidade de vida - Portal CM7 - Notícias de Manaus e Amazonas
Manaus - Amazonas - 21:44
16 de Junho de 2019



Memoria muscular, o que é? Investimento para uma boa qualidade de vida


Treinando numa academia na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, vi esse homem de 70 anos treinando num domingo de carnaval como um menino de 20 anos, não aguentei, fui conversar com ele pois não tem como apreender algo com ele, conversando cheguei a conclusão: Atividade física deveria ser como beber agua para o ser humano, ele pratica esporte desde os 20 anos e nunca deixou de fazer exercício, no decorrer da vida fez algumas trocas de modalidade mas a pratica de exercício sempre foi presente e a resposta desse investimento podemos ver e sentir, a vitalidade e disposição dele, um médico cardiologista de bem com a vida e respeitando aquilo que Deus nos deu de mais precioso, nossa saúde!!

A musculação é muito indicada e tem um papel fundamental na qualidade de vida das pessoas com mais idade. Após os 40 anos, perdemos massa muscular e óssea de forma espontânea e a musculação é uma maneira eficaz de reverter esse quadro. Um trabalho muscular garante a autonomia por muito mais tempo.

Memoria muscular, o que é? Investimento para uma boa qualidade de vida

A memória muscular é uma “faculdade” presente nas células musculares, miócitos. Quando o indivíduo encontra-se inserido numa atividade física, as células musculares tornam-se hipertrofiadas, ou seja, aumentam de tamanho. Os miócitos estimulam a produção de proteína e por tal motivo, os tecidos musculares trabalhados tornam-se “maiores”. Sempre que se interrompe esse trabalho físico, a atividade dos miócitos é reduzida. Reduz-se também, por consequência, a massa muscular de tal indivíduo. Porém a diminuição da massa muscular não significa que todo o trabalho realizado durante os período de esforço físico foi perdido. Os núcleos das fibras musculares encontram-se estagnados, porém não inativos.

Deixe seu like:

FAÇA SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA NOTÍCIA