Manaus – O governador do Amazonas, Wilson Lima, se reúne nesta terça-feira (3), na sede do Governo, na zona oeste de Manaus, com os ministros da Casa Civil da Presidência, Onyx Lorenzoni; do Meio Ambiente, Ricardo Sales, e da Defesa, general do Exército, Fernando Azevedo e Silva, para discutir medidas de combate as queimadas na Amazônia.

Estão presente na reunião também os governadores da Amazônia Ocidental do Acre, Roraima e Rondônia para debater propostas para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Em seu discurso, o governador Wilson Lima destacou a importância da reunião para tratar de medidas permanentes para a questão das queimadas e do desmatamento ilegais e reconheceu o empenho do Governo Federal em discutir, em detalhes, as prioridades de cada estado da Amazônia.

“O que acontece agora é resultado de uma série história. Todos os anos temos os mesmos problemas e, se nenhuma atitude for tomada a partir de agora, no ano que vem, nós vamos continuar ter os mesmos problemas. Então aqui o nosso reconhecimento ao empenho do Governo Federal no sentido de vir aqui, nos ouvir”, afirmou Wilson Lima.

Integram a comitiva do Governo Federal, também, o secretário geral da Presidência, Jorge Antônio de Oliveira, o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Fortunato Bim, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, e o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), general do Exército, João Carlos de Jesus Correa.

Tratar de questões pontuais, como o combate das queimadas e desmatamento ilegal, e esperamos avançar em algumas propostas como a regularização fundiária, o zoneamento ecológico-econômico e a criação de um grupo de fiscalização e de monitoramento permanente.