Meriane Jeffreys, da redação

Manaus – Na manhã desta segunda-feira (17), o governador do Estado Wilson Lima, anunciou durante a inauguração da sede do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), localizado na  Compensa 2 a saída do Delegado Geral da Polícia Civil (PC-AM), Lázaro Ramos, que estava no cargo desde o início da gestão de Wilson.  A partir de agora, assume o cargo maior da PC a delegada Emília Ferraz, primeira mulher na história a ser Delegada Geral.

Trajetória

Como delegada, Emília passou primeiramente pelo 18º Distrito Policial (Novo Israel). Posteriormente, atuou nas especializadas de Furtos de Veículos e do Consumidor. A carreira também registra o comando do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), sendo a primeira mulher a ocupar tal posto na especializada. 

Emília também foi Corregedora Auxiliar da Polícia Civil e no ano de 2014, tornou-se a primeira delegada mulher Mestre em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Respeitada pela categoria da qual faz parte, Emília foi aclamada presidente do Sindepol em 2019 – o mandato à frente do sindicato vai até 2022.